Livros recomendados sobre meditação


“Um livro repleto de ensinamentos e orientações para todos que procuram se espiritualizar e gostam de meditação. Sri Chinmoy fala com maestria sobre como devemos nos conectar com Deus e encontrar dentro de nossos corações a paz e a luz.

Tive a oportunidade de meditar ao lado do seus discípulos e agradeço a experiência.

Recomendo a todos que procuram exercitar o amor, a paz e a meditação. Livro maravilhoso.”
.

 

 

 

 

 

 

Sugestões de Leitura


Livros recomendados para o curso de meditação

Sugerimos para o praticante de meditação dois livros, que já contam com tradução em português, sobre o tema; ambos são editados aqui no Brasil pela Editora Pensamento, e o autor Sri Chinmoy se encaixa no grupo daqueles citados no primeiro parágrafo, garantindo a qualidade espiritual para além das linhas impressas.

 

livro sobre meditacaoMeditação: A Perfeição-Homem na Satisfação-Deus

alcança a mente na necessidade de informações relevantes, com a exposição de diversos exercícios testados e comprovados em sua eficácia por milhares de buscadores espirituais mundo afora. É um livro para iniciantes e iniciados, trazendo desde o ABC das práticas meditativas até as perspectivas transcendentais da auto-realização espiritual em seus diversos níveis (as formas de samadhi descritas por um yogue que as experimentou).

Compre aqui o livro 'Meditação'Preço aproximado: 39 reais


asas-alegria.jpgAs Asas da Alegria

é um bálsamo para os tempos que vivemos, de alucinada corrida para lugar nenhum, sem reflexão, nem refúgio. É justamente o “remédio” para aquela “febre mental” a que nos referimos. Suas histórias e aforismos sobre temas universais, tais como Paz, Alegria Interior, Luz e Amor, nos conduzem aos Campos Elísios, onde nossa Alma ganha forças e ânimo para seguir adiante, perseverando em sua caminhada espiritual. Ele possui um capítulo dedicado à meditação.

O livro sai entre 17 e 20 reais nas livrarias e na internet. Sugiro: Bondfaro e Submarino

 

 

Poemas para meditação

Segue um vídeo com poesia e arte para meditação.

Play video

 

Trecho do livro Meditação

Por que meditamos?

Por que meditamos? Meditamos porque este nosso mundo não tem sido capaz de nos satisfazer. A assim chamada paz que sentimos no nosso dia-a-dia se constitui de cinco minutos de paz depois de dez horas de ansiedade, preocupação e frustração. Estamos constantemente à mercê das forças negativas que estão ao nosso redor: a inveja, o medo, a dúvida, a preocupação, a ansiedade e o desespero. Essas forças são como macaquinhos. Quando eles ficam cansados de nos morder e descansam por alguns minutos, então dizemos que temos paz. Mas isso não é paz de verdade, e no instante seguinte eles nos atacam novamente.

É apenas por meio da meditação que podemos conseguir paz duradoura, divina. Se meditarmos com toda a alma de manhã e recebermos paz só por um minuto, esse minuto vai permear o nosso dia inteiro. E se a nossa meditação for do mais alto nível, vamos receber paz, luz e deleite realmente duráveis. Precisamos da meditação porque queremos nos transformar na luz e nos satisfazer na luz. Se essa é a nossa aspiração, então meditar é a única maneira.

Se sentimos que estamos satisfeitos com o que temos e com o que somos, então não precisamos nos preocupar em meditar. A razão pela qual começamos a meditar é porque temos um anseio interior. Sentimos que dentro de nós existe algo luminoso, vasto, divino. Sentimos que precisamos disso desesperadamente, mas que no momento não temos como obtê-lo. Nosso anseio interior vem da nossa necessidade espiritual.

Sri Chinmoy, do livro Meditação

Livros para aprender a meditar e sobre espiritualidade

Se quiser conhecer outros títulos, preparamos esta página com mais de 20 títulos escolhidos.

Leitura de livros espirituais

por Patanga Cordeiro

livroDesde os primeiros passos da humanidade, houveram cânticos, orações e devoções, e tudo isso era passado como uma tradição oral. Talvez por um desígnio do Supremo, foi nesse meio onde surgiu a escrita – não por um motivo qualquer, mas como uma forma de preservar e expandir a prática espiritual.

A partir de então, buscadores espirituais atingiram a realização-em-Deus (ou Iluminação), bem como Mestres espirituais já realizados e Avatares encarnaram na Terra com o propósito de elevar a condição humana e estabelecer Caminhos espirituais, a serem seguidos de acordo com a afinidade interior de cada alma.

E a escrita passou a ter um valor inestimável, pois tornava possível retratar de forma confiável o ensinamento exterior trazido pelas almas iluminadas. Esse ensinamento poderia então ser repassado às gerações de buscadores que apareceriam durante os séculos e milênios seguintes.

sri chinmoy oferecendo florPor que ler?

O verdadeiro ensinamento é o ensinamento interior – o ensinamento silencioso. Um Mestre espiritual medita na alma de seus discípulos e traz à tonas as qualidades divinas que possuem. Todavia, o próprio discípulo só irá absorver na medida da sua receptividade.

A receptividade vai depender, em parte, dos níveis de consciência do buscador-discípulo. Seu corpo, sua mente, suas emoções e seu coração espiritual têm uma medida de iluminação e perfeição, a qual delimita a sua receptividade para mais luz. Assim, uma vez que os escritos dos Mestres espirituais portam a sua consciência iluminada, nada melhor do que ler e reler esses escritos, de forma a trazer essa vibração mais luminosa para a mente do buscador. E isso independe do conteúdo daquilo que você está lendo. Se um Mestre escreve sobre música ou sobre como meditar, isso não faz diferença no quesito do qual estou falando agora. Apenas por se banhar na consciência, de pouco em pouco, a mente torna-se mais iluminada e, portanto, mais capaz de absorver e reter o verdadeiro ensinamento interior – o Silêncio, também conhecido como a Linguagem de Deus.

Motivos práticos

Mas também há motivos menos extraordinários para a leitura de livros espirituais. Eles contêm diretrizes para uma vida em condições de máximo progresso. É a parte exterior dos ensinamentos. Dieta, sono, como lidar com as pessoas, a que horas meditar, como orar, etc, tudo isso é informação útil e que pode ser bem aplicada em nossa vida espiritual.

Aliás, todas as pessoas têm uma vida espiritual. Nalgumas, está dormente, latente, aguardando. Em outras, está desperta, ansiando, crescendo de forma rápida ou lenta, florescendo.

Poesia Espiritual

A poesia não deve ser compreendida com a mente, mas sim experimentada pelo coração – com a capacidade de unicidade do coração. Poemas espirituais possuem uma qualidade mântrica, e por esse motivo podem ser até mesmo mais beneficiais ao aspirante do que um texto em prosa.

Poesia Divina (site com aforismos e poemas)

 

.

A importância dos livros sobre meditação

Aqueles que são avançados  em meditação e os que já realizaram Deus, costumam dizer que não se obtém a meditação através dos livros, mas sim pela prática constante, regular e diária dos exercícios e mantras. Porém esses mesmos afirmam que os livros sobre o assunto, em especial os que são escritos pela mesma qualidade de pessoas descritas acima, são um excelente meio para se obter inspiração e para avivar a aspiração ou a chama interior que clama por elevação espiritual.

A nossa mente intelectual, ou seja, aquela com a qual lidamos no dia-a-dia, apresenta-se, no mais das vezes, como o grande obstáculo a ser superado, a fim de alcançarmos os objetivos mais satisfatórios na meditação. Por vezes ela necessita obter informações, que suscitem o seu interesse sobre o tema e fazendo com que ela possa colaborar e participar do movimento interior que a meditação produz (ao invés de obstá-lo, que é a sua ação mais frequente, infelizmente). Outras vezes a mente precisa se curar de uma “febre” que a atividade cotidiana, por ela exercida, provoca nela mesma, induzindo a qualidades negativas como o pessimismo, a dúvida, a auto-indulgência, dentre outras.

 

livros para meditar

Gostaria de lhe dizer que uma das maneiras mais efetivas de entrar na minha mais elevada consciência é ler os meus textos espirituais. Ao ler meus escritos, posso lhe garantir que você imediatamente entrará em minha consciência. Meus livros estão carregados dela. Eu não posso separar a minha realização dos meus textos. Se você ler os meus escritos todos os dias, obterá um conhecimento, uma visão e uma realidade mais profundos.

 

Sri Chinmoy