Música para meditar

A música é como uma linguagem interior ou universal.

Música e meditação são intimamente ligadas.

Meditação é silêncio, energizante e preenchedor.

E silêncio é a eloqüente expressão do inexpressível.

– Sri Chinmoy

Música espiritual para meditação

por Carlos Machado

Uma história por Sri Chinmoy

Uma vez na Índia, o músico Tansen estava tocando para o seu imperador, que se chamava Akbar. Ele tocava no palácio, e toda corte estava presente.

“Eu nunca ouvi ninguém cantar como você. Sua música me leva para o mais alto do mundo, e lá eu desfruto de tanta felicidade e deleite. Tansen, vou lhe dar o que quiser. Você pode ter de mim o que quiser,” disse o imperador após a performance.

“Eu tenho tudo o que quero. Mas eu tenho uma coisa para lhe dizer. Você acha que eu sou o melhor músico. Mas há alguém que é muito melhor do que eu. Ele é a pessoa que me ensinou a cantar. Eu não sou páreo para ele,” diz Tansen a respeito do seu mestre Haridas

O imperador ordena que o mestre de Tansen venha ao palácio. Porém Tansen adverte Akbar de que seu mestre nunca irá cantar sua verdadeira música se forçado. Ele está além de nome e fama, e canta somente pela alegria de cantar.

Medite com música – vídeo

Quando Sri Chinmoy toca algum instrumento, ele está ao mesmo tempo em uma consciência meditativa. Você pode sentir isso perfeitamente nesse curta, gravado no ano 2000 na Igreja de Dom Bosco em Brasília. Nesse vídeo ele toca o instrumento chamado esraj.

Play video
música para meditação

Então o imperador concordou com Tansen e decidiu ir ele próprio à casa desse admirável músico. Tansen o aconselhou a ir, não como imperador, mas como seu criado pessoal. Assim seu mestre ficaria mais confortável, pois ele evita pessoas com alto status social.

“Mestre, este é meu criado (Akbar). Ele vem me implorando por um longo tempo para trazê-lo para ouvir a sua música. Hoje eu o trouxe,” disse Tansen ao seu mestre.

“Desculpem-me. Hoje eu não estou com vontade de tocar ou cantar. Eu não sei porque. Não fosse isso, eu iria atender o seu pedido. Que o seu criado ouça a sua própria música. Ela irá me transportar também para o mais elevado nível de consciência. Sua música vai inspirar-me para ir fundo dentro e comungar com o meu Piloto Interior. Agora, Tansen, por favor cante,” responde Haridas.

Tansen começa a cantar e, propositalmente, ele canta no tom errado. Haridas não consegue acreditar que seu melhor discípulo possa estar cantando tal mal.

“Eu não lhe ensinei a cantar dessa forma!” disse Haridas incrédulo.

(Haridas começa a cantar a mesma canção que Tansen estava cantando, e ele canta a canção pleno de alma. A musica vem de outro mundo. Akbar entra em transe profundo. Tansen está escutando com o mais profundo delete interior).

Que tipo de musica é ideal para meditação?

Todos os mestres iriam concordar que a verdadeira música só pode ser encontrada nas remotas profundezas do nosso coração.

Toda música tem consciência, e ela afeta diretamente quem nós somos. Por exemplo, no geral, se escutamos uma música de heavy metal ou rock’n roll, nós tendemos a ficar mais agitados, mais energéticos. Se escutamos música clássica, ficamos mais calmos e relaxados.

Normalmente, a música ideal para nossa meditação é a musica que naturalmente desperta nossa consciência de aspiração interior. Essa música não vai trazer à tona sentimentos emocionais, desejo de grandeza ou de reconhecimento. Só vai acender a nossa fome interior para uma existência mais gratificante, espontânea e natural.

As musicas que eu sugiro para uma boa meditação são musicas tocadas por um mestre espiritual realizado. A música espiritual é o resultado da junção entre a composição, o músico e a audiência.

Música: a linguagem universal

Play video
como meditar com música

Como meditar com música?

1- Escolha algum espaço da sua casa, que seja silencioso, organizado e onde você consiga alguma privacidade.

2-Sente-se em uma cadeira ou senta-se em uma almofada ao chão, lembre-se de sempre manter a coluna ereta. Caso você escolha a cadeira, você deve manter ambos pés no chão e paralelos um ao outro. Na almofada você pode sentar na posição de Lotus, que irá ajudar a sua coluna a se manter ereta.

3-Escolha preferencialmente alguma música composta e cantada por algum mestre espiritual realizado. Veja a seção abaixo.

4- Tente manter sua mente livre de pensamentos e sinta a música com o seu coração. Imagine que as notas musicais entram diretamente em seu coração espiritual, que fica localizado no centro do peito. Sintamos que a música, enquanto entra em nosso coração, purifica totalmente nosso ser, trazendo paz e alegria infinitas. Caso algum pensamento venha, concentre-se novamente na música, e a música naturalmente irá lhe guiar espontaneamente para a meditação.

5-No início pode parecer uma tarefa difícil, mas com a prática a meditação se torna natural. Caso você não consiga meditar em sua primeira tentativa, relaxe e tente novamente uma outra hora. Nem sempre conseguimos meditar, e paciência faz parte do processo.

Músicas para meditação grátis

– online e download

Aqui eu gostaria de compartilhar algumas músicas para meditação gratuitas. Essa seleção de músicas foi composta por Sri Chinmoy. Você pode escutar elas online ou pode fazer o download em mp3/mp4 pro seu celular ou computador.

Música de flauta para meditação

Esraj para meditação

Flauta transversal

Órgão para meditar

música de meditação
música espiritual dia a dia

Música espiritual para o dia a dia

Aqui eu quero compartilhar com vocês meus grupos musicais favoritos.

Para sua inspiração no dia-dia você pode escutar diferentes tipos de músicas para meditação. Todas as canções desta lista são cantadas por pessoas com anos de prática de meditação. Elas trazem um toque especial de beleza, pureza e harmonia.

Vocês podem escutar esse tipo de música enquanto estão no ônibus, dentro do carro, no trabalho, ou em tarefas comuns realizadas dentro de casa. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com uma atmosfera meditativa, enquanto lida com a correria da vida cotidiana.

Agnikana’s group

“Heart Lotus” – Shindhu

“Live 2015“ – Ananda

 

Como podemos aprender a escutar a música interior?

por Sri Chinmoy

Através de constante meditação e orações podemos aprender a escutar a música interior. Nós temos que orar plenos de alma para Deus para Ele nos conceder luz, luz em abundância. Então quando mergulhamos no interior profundo podemos escutar sua mensagem sem interferência da nossa mente duvidosa. Quão mais profundo que conseguirmos mergulhar, mais cedo a nossa mente duvidosa irá nos deixar para sempre. Portanto, é através da oração que podemos escutar os ditames da nossa alma, ditames que incorporam música repleta de pureza, luz e deleite.

Qual a melhor maneira de se tornar um com música repleta de alma?

por Sri Chinmoy

A melhor maneira de se tornar um com música repleta de alma é ter a firmeza da convicção interior que, enquanto você está inspirando, a respiração está imediatamente entrando na sua alma. E com a respiração, você tem que sentir que a Consciência Universal, Realidade divina, Verdade divina está também entrando. Em seguida, quando você expira, tente sentir que você esta expirando a ignorância que está encobrindo sua alma. Sinta que os véus da ignorância estão sendo levantados e descartados. Se você pode conscientemente imaginar e sentir isso, esta é a melhor maneira de se tornar um com a música repleta de alma.

A “magia” da música espiritual

Nem sempre estamos preparados para entrar diretamente na meditação. Às vezes nossa mente está muito ativa ou estamos muito agitados. Quando escutamos uma música tocada plena de alma, se somos receptivos o suficiente, ela tem o poder de nos levar para um novo mundo de consciência, tornando a meditação muito mais fácil.

Mantras x música

Um mantra é uma entoação que foi ensinada por um Mestre espiritual competente para tal. Cada mantra faz uma qualidade em particular ser ativada. Por exemplo, um mantra para paz faz com a sua natureza fique “afinada” com a paz interior. Por isso você sente paz. É como se o som que você emite fizesse com que a sua natureza interior também entrasse em ressonância com a qualidade do mantra que canta.

Uma canção espiritual é um mantra que conta com uma dimensão a mais: música. O que dá parte do valor à música é a sua composição.

 

musica para meditacao

cover_front_medium

A Fonte da Música

Livro dedicado a música para meditação e mantras

Compre aqui

 

Aprenda a cantar músicas espirituais

Eu quando comecei a meditar não tinha nenhum interesse em aprender a cantar, mas por orientação dos meus instrutores eu comecei a praticar, e ela tornou uma das minhas atividades favoritas.

Cantar traz alegria instantânea. Não importa se você está triste, deprimido ou ansioso, quando estiver cantando sinta que você é uma criança novamente, lembre-se da espontaneidade, pureza e inocência. Essa criança ainda está dentro de você – não se esqueça dela.

A música espiritual tem em si muitas qualidades interiores e, quando a cantamos, essas qualidades entram na gente. Quantas vezes no dia você se vê cantado alguma música? (Às vezes até mesmo uma música que você detesta). É bem comum! Quando você se lembra de alguma música espiritual ela traz á tona todas essas qualidades novamente, e nosso dia fica muito mais leve. Não podemos meditar vinte e quatro horas por dia, mas se vamos preenchendo nossos momentos com atividades inspiradoras, nossa aspiração nunca para de crescer.

Cursos de meditação gratuitos

Caso você queira se aprofundar mais na meditação e o uso de música para meditar, eu lhe convido a participar de um dos nossos cursos de meditação. O nosso centro oferece cursos gratuitos em todo Brasil e em diversos países ao redor do mundo, inspirados por Sri Chinmoy, que nos ensinou que não existe nada mais valioso do que descobrir nossa riqueza interior. Nos cursos vamos abordar diferentes técnicas de meditação, o uso de mantras, ABC da meditação, meditação e o esporte e muito mais!