Nossos cursos de meditação

.

Sou um tolo, dizem.

Sou um tolo mesmo, é verdade?

Eu frequento a minha Escola interior;

O Olho de Deus, meu Dia sem fim.

.

Para auxiliar meu Senhor em Seu Jogo,

Para fundar Seu Sorriso na terra,

Meu divinamente humano nascimento enfim.

Ainda assim sou um tolo, ouvi.

.

– Sri Chinmoy, em My Flute

Nossos cursos gratuitos de meditação no Rio e em Niterói

por Bhumika Barros

Escrever sobre nossos cursos me remete à minha própria história no caminho de Sri Chinmoy. Hoje, eu mesma como uma instrutora dos ‘nossos cursos’ de meditação, olho para trás – dezoito anos já se passaram – e penso que o buscador de hoje não há de ser tão diferente do buscador daquele momento passado.

Acredito que todos os buscadores de meditação estão procurando por paz, equilíbrio, saúde mental, emocional e até física (por que não?). Pois eu não fui exceção. Acrescento o fato de sempre ter sido uma leitora inveterada e, talvez, por um ano mais ou menos, em todos os livros de que eu mais gostava na época, havia sempre uma nota do autor, indicando a prática da meditação. (Essa é uma diferença entre as épocas, já que hoje, o buscador de meditação ouve muito sobre o tema em programas de televisão).

palestra sobre meditação

Qualidades para um aluno de meditação

Play video

Bem, certo dia, na academia onde eu praticava hatha yoga (as famosas posturas físicas), havia um cartaz chamando para um ‘curso grátis de meditação, filosofia do Mestre espiritual Sri Chinmoy’ etc. Confesso que interessei-me por: ‘meditação’ e ‘curso grátis’. Lembre que há um ano eu já estava interessada no tema, sem, porém, me mexer. Sendo assim, diria que o curso teve que cair praticamente de pára-quedas sobre mim (minha sorte!).

Já na primeira palestra senti que tudo fazia muito sentido: as palavras do instrutor, os exercícios ensinados, etc, tudo me levava a uma espécie de experiência de algo que já havia dentro de mim, que parecia já conhecer. O interesse foi imediato, mas não o entendimento. Como psicanalista que eu era àquela época, diria que foi a primeira vez que algo me capturou por alguma parte minha que não a mente racional. Por que eu simplesmente gostava, mas não entendia? Ora, fora o fato de estar vivenciando algo desconhecido –o aprender com o coração e não com a mente – é de fato um universo muito novo para nós ocidentais, o universo dos Mestres Espirituais indianos. Em nosso caso, Sri Chinmoy.

Sua mente tem uma torrente de perguntas.

Porém, há apenas um professor que pode respondê-las.

Quem é esse professor?

É o seu silêncio-amante coração.

Sri Chinmoy

Temas do curso de meditação

Nossos cursos são bons (desculpe, mas não sofro da falsa modéstia…) e, de fato, muito práticos. Os principais temas são:

  • Introdução a técnicas básicas de meditação e concentração
  • Aprender a controlar os pensamentos
  • Dicas para construir uma prática regular de meditação
  • Prática de mantras e música meditativa
  • Relação entre esportes (especialmente corrida) e meditação;
  • A relação entre a vida espiritual, yoga e meditação

Sim, tudo isso acima é ensinado em nossos cursos da forma mais prática possível, ou seja, pedindo veementemente que você, buscador, pratique. Somente assim você poderá aprender e comprovar os ensinamentos do curso.

A aspiração para meditar

Mas, ainda assim, para a minha tão desenvolvida mente ocidental, custei a realizar que fazer parte daquele curso era muito mais do que aprender excelentes técnicas para praticar a meditação em casa. O que me estava sendo oferecido era a abertura do meu coração espiritual, a conexão com um Mestre que alcançou a realização de Deus, a opção de fazer parte de um caminho espiritual, uma sadhana (disciplina espiritual), que realmente leva a uma transformação total de uma vida comum, boa, mas um tanto repetitiva e insatisfatória, para a descoberta de uma existência rica, profícua, com objetivos eternos e não materiais. Essa mudança de foco, dos desejos externos para os desejos profundos de crescimento interior, talvez, seja a maior oportunidade oferecida nos nossos cursos. Isso se chama ASPIRAÇÃO e, na verdade, não ensinamos isso não. Você é que descobre que ela existe dentro de você!

sri chinmoy curso de meditação
curso de meditação grátis

Aspiração

“Aspiração, em sua definição mais simples, é uma amável chama ascendendo em direção ao Céu.

A verdadeira aspiração pode e nos faz sentir que, se Deus é por nós, quem poderá se colocar contra nós?

Sentimos um desejo de ter Deus ao nosso lado. Mas precisamos da aspiração para nos jogar ao lado de Deus.

O sol é o único remédio para as nuvens escuras no céu. Similarmente, não há outro remédio além da aspiração para os nossos corações problemáticos.

A aspiração é o primeiro degrau da escada que beija o céu; A realização é o último.

A verdadeira aspiração humana tem três amigos íntimos: Purificação, Quietude e Intensidade.

A aspiração tem um inimigo, chamado impaciência.

A aspiração é a chama crescente de nosso desejo divino de nos elevar ao topo e nos coroar de Perfeição Divina.

O corpo aspira através da ação.

O vital aspira através da luta.

A mente aspira através da auto-investigação.

O coração aspira através do sentimento de união.

A alma aspira através da perfeição da manifestação de Deus.”

Sri Chinmoy, AUM-Vol. 1, No. 10, May 27, 1966

Agora é com você

Agora é com você, buscador. Só espero que você não espere um ano, como eu…

Cursos de meditação em Niterói, RJ e Rio de Janeiro

Participe dos cursos acessando a página de contato e inscrições.

sri chinmoy meditando buda

Cada Mestre espiritual

É uma bênção eterna

Na Terra

Para os seus filhos espirituais.

Sri Chinmoy

Palestrantes convidados

.

jayasalini4.jpgJayasalini Abramovskikh

Jayasalini pratica a meditação por mais de sete anos sob a orientação de Sri Chinmoy, e tem oferecido cursos gratuitos nos países da antiga União Soviética. Ultramaratonista e triatleta, ela já competiu no triatlo ironman, corridas de 24h, bem como participou diversas vezes da corrida de 10 dias em Nova Iorque. Ela virá ao Brasil logo após mais 6 dias de corrida nos EUA!

 

natabara.jpgNatabara Rollosson

Natabara mora em Nova Iorque e é consultor da ONU, com foco em meio ambiente e sustentabilidade. Ele estudou e meditou com Sri Chinmoy por mais de 20 anos, bem como há dez anos oferece cursos de meditação. Recentemente, ele co-dirigiu o filme Challenging Impossibility, um documentário que foi mostrado em 60 festivais de cinema

 

dipavajan.jpgDipavajan Renner

Dipavajan é austríaco, mas o mundo todo é hoje o seu lar. Quando não está correndo nas rodovias do mundo com a WHR, Dipavajan está oferecendo palestras de meditação na Europa e nas Américas. Sua primeira visita de palestras no Brasil foi em 97. Em setembro deste ano ele estará aqui novamente, depois de passar pela Guatemala.

 

abhinabha.jpgAbhinabha Tangerman

O holandês Abhinabha é um grande corredor de maratonas, músico e escritor, que pratica a meditação há treze anos como discípulo direto de Sri Chinmoy. Em julho de 2011 teremos a sua primeira turnê brasileira em Niterói, São Paulo e Curitiba.

 

ashirvad.jpgAshirvad Zaiantchick

O paulistano Ashirvad medita faz mais de quatorze anos e já deu cursos nos quatro cantos do mundo: desde Américas e Europa até Ásia e Oceania. Sri Chinmoy o instruiu de forma específica sobre o ensinamento da meditação.

 

bhumika.jpgBhumika Barros
Bhumika trabalha com o Akrura em sua clínica e gosta de ensinar canções e mantras durante seus cursos.
akrura.jpgAkrura Bogéa
Administrador de empresas, Akrura dedica suas tardes ao exercício de clínica de acupuntura e massagem, separando as noites para oferecer os cursos de meditação em Niterói.