O que é meditação

“A meditação é um presente divino. Ela simplifica nossa vida exterior e energiza nossa vida interior. A meditação nos proporciona uma vida natural e espontânea, tão natural e espontânea que não poderemos nem mesmo respirar sem estarmos conscientes da nossa própria divindade.”

– Sri Chinmoy, do livro Meditação

O que é meditação?

Meditação é um processo de percepção espontânea da realidade. Através dessa consciência é possível conceber significado às coisas e acontecimentos e intuitivamente obter satisfação genuína na vida. A sua essência vem à tona e se manifesta de acordo com a capacidade que você tem para abrir a sua porta interior. Essa porta chama-se coração, ou coração espiritual.

Para alcançar o coração, é necessário suspender as atividades as quais estamos acostumados a realizar ininterruptamente: julgar situações, fazer planos e o discurso interno.

A atividade mental é como um hábito. Pensamos que a qualquer momento podemos interrompê-lo. Só não o fazemos porque não temos necessidade. Mas não. Basta começar e você verá que, para a transformação de um hábito, você precisa desafiá-lo e travar uma batalha que durará tanto menos quanto mais forte for a sua sinceridade. Isso chama-se concentração, e é o precursor da meditação.

Igualmente, para a meditação, através do seu próprio anseio interior, auxiliado pela inspiração recebida dos colegas de prática e da figura do Professor espiritual, você adquire a capacidade para ter uma meditação bem sucedida.

Meditação é religião?

A meditação não se limita e não é limitada pela religião. Os devotos de diferentes religiões são beneficiados em sua própria crença pela prática da meditação.

Meditação é o segredo…

Play video

Se você continuar fazendo

Meditação-silencio diariamente

Deus definitivamente irá fortalecer

Seus músculos-vida interior.

Sri Chinmoy

ABCs da meditação

Play video

Meditação incorpora

Os segredos-transformação.

Sri Chinmoy

O caminho da oração e a meditação

A meditação é o caminho mais curto entre a voz da nossa alma e o nosso ouvir atento. A oração é o caminho mais curto entre a nossa voz e os ouvidos atentos do nosso verdadeiro Eu. Portanto, através da meditação e da oração, podemos manter verdadeiro contato com os ditames do nosso piloto interior.

Expectativa na meditação

Para termos sucesso na meditação, a ideia de que você está fazendo uma meditação pode ser um grande obstáculo. Logo, essa é a primeira coisa que temos que descartar: os preconceitos e as expectativas que vem com esse conceito. Meditar então, não significa fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Por que então os convidamos a participar de cursos e a praticar exercícios e técnicas de meditação?

Bem, isso é uma forma de serviço desinteressado, objetivando que você, por si, descubra a importância de meditar na sua vida diária. Há quem busque a meditação para relaxar, para dormir melhor, para se relacionar melhor com os outros, para solucionar problemas de insônia, para melhorar a saúde e por outros milhares de motivos. O verdadeiro buscador quer meditar porque no fundo ele sabe que esse é um caminho espiritual. Que o caminho da meditação é um caminho de evolução, com infinitas possibilidades de alcançar a sua meta, que é nada mais nada menos que a iluminação, o nirvana, a realização, a liberação da sua alma dos ciclos de reencarnações. Sobretudo o buscador verdadeiro sabe que a espiritualidade é o caminho evolutivo de todo e qualquer ser humano, onde a sua evolução depende do investimento espiritual que ele faz. Ou seja, não pode ser terceirizada. Esse buscador quer tomar nas próprias mãos a responsabilidade pela sua própria evolução espiritual.

 

O Absoluto

poema de Sri Chinmoy

 

Nem mente nem forma, apenas existo;

Cessaram agora toda vontade e pensamento.

O derradeiro fim da dança da natureza;

Sou a aquele por quem busquei.

 

Um reino de deleite descoberto, definitivo,

Além de ambos, conhecedor e conhecido.

De um descanso imenso, desfruto enfim;

Apenas o Uno encaro.

 

Cruzei os secretos caminhos da vida;

Tornei­-me a meta.

A verdade imutável está revelada;

Sou o caminho, a alma-Deus.

 

Meu espirito conhecedor de todas as alturas,

Estou calado no amago do Sol.

Nada barganho com o tempo ou com as ações;

Meu jogo cósmico está concluído.

Sri Chinmoy

o que é meditação sri chinmoy

O que é meditação

Se quiser saber mais sobre meditação, olhe os links na barra superior. Temos diversos artigos e também cursos de meditação.