Meditação guiada

“Durante a nossa meditação

Há um amigo invisível

Que nos guia e auxilia:

A nossa alma.”

– Sri Chinmoy

 

 

Play video

Um vídeo de 13 minutos de meditação guiada, usando imagens de flores e dos chakras. Do livro 222 técnicas de meditação.

Meditação guiada

por Patanga Cordeiro, com textos de Sri Chinmoy


O que é meditação guiada (ou conduzida)

Meditação guiada é quando um exercício de meditação é conduzido por outra pessoa que não o praticante. Nela, você (o praticante) não é responsável pelo andamento das fases do exercício, isso ficando a cargo daquele que está conduzindo a meditação guiada.

Começando a meditar usando a meditação guiada

Se você gostaria de aprender a meditar, ou quer experimentar uma vez o que é meditação, podem ter recomendado a você que tentasse fazer meditação guiada, que é realmente recomendada para iniciantes. Os motivos para praticar uma meditação guiada são vários, e ao fim do artigo veremos mais sobre isso.

O que é meditação

(ou meditação x relaxamento)

Antes de irmos aos exercícios, é bom lembrar um pouco sobre os conceitos da meditação. Uma forma de descrever a meditação é como um mergulho corajoso no âmago do ser, buscando a fonte da realidade individual, trazendo-a à tona e estabelecendo, assim, transformações na personalidade como um todo. A meditação nunca é uma fuga.

Por isso, não seria correto pensar que a meditação é uma forma de relaxamento, técnica anti- estresse, etc. Quando falamos em relaxamento, falamos em reduzir tensões. A meditação, como explicamos, brota a partir de um anseio interior genuíno por auto descobrimento, por mudar aquilo que tem de ser mudado e buscar satisfação genuína consigo mesmo. Esse é o combustível da meditação – sem ele, a meditação dificilmente pode acontecer.

meditação guiada para iniciantes

Isso quer dizer que, na oração, temos uma comunicação de uma via, e, na meditação, uma comunicação de duas vias?

Pode-se dizer que sim. Quando oramos, pedimos ao Supremo que nos guie. Quando meditamos, tentamos receber a orientação interior do Supremo.

Sri Chinmoy

Tipos de meditação conduzida

Para cada tipo de meditação guiada, escolhemos um vídeo, áudio e/ou um exercício escrito que você pode fazer com outras pessoas (ou até mesmo sozinho, por que não?)

Todos os exercícios são de Sri Chinmoy, tanto os vídeos e áudio quando os textos.

Para dicas de meditação e o ABC da meditação, acesse as páginas que escrevemos.

Meditação guiada I – visualização

O tipo de meditação guiada mais comum é a visualização – quando usamos a nossa imaginação juntamente com a força de vontade para estabelecer uma cena imaginária.

Neste vídeo, após a apresentação do exercício completo, há uma gravação de Sri Chinmoy num estado de meditação muito, muito profundo, chamado de samadhi. Continue fazendo o exercício de visualização guiada enquanto observa o semblante de completa paz interior do mestre.

Meditation silence – o coração espiritual

Play video
meditação guiada rosa coração

Meditação guiada – imaginação

Narrado por KaivalyaTorpy, discípulo de Sri Chinmoy

A rosa-coração

De modo gentil, imagine uma flor dentro do seu coração. Suponha que você prefira uma rosa. Imagine que ela não floresceu totalmente. Ainda é um botão. Após ter meditado por dois ou três minutos, procure imaginar que a flor está se abrindo, pétala por pétala. Veja e sinta que ela está desabrochando dentro do seu coração. Depois de cerca de cinco minutos, tente sentir que não há nenhum coração. Existe apenas uma flor dentro do seu chamado “coração”. Você não tem um coração, mas somente uma flor. Ela se transformou em seu coração e ele se transformou numa flor.

Depois de sete ou oito minutos, sinta que essa flor-coração cobriu todo o seu corpo. Ele não existe mais. Da cabeça aos pés, você pode sentir o perfume da rosa. Se olhar para os seus pés, sentirá imediatamente a fragrância da flor. Se olhar para os seus joelhos, sentirá ao mesmo tempo o perfume da rosa. Se olhar para a sua mão, sentirá de imediato o aroma da flor. Em todos os lugares, a beleza, a fragrância e a pureza da rosa permeiam completamente o seu corpo. Quando sentir, da cabeça aos pés, que você se transformou apenas na beleza, na fragrância, na pureza e no deleite da rosa, estará pronto para colocar-se aos pés do seu Amado Supremo.

meditação no céu

Meditação guiada – a vastidão do céu

Narrado por Kaivalya Torpy, discípulo de Sri Chinmoy

Meditação guiada – inspirando paz e alegria

Narrado por Kaivalya Torpy, discípulo de Sri Chinmoy

flor interior meditação

Meditação guiada – concentração na flor

Essa é uma categoria mais básica, onde exercitamos o passo preliminar à meditação, que é a concentração. Texto de Sri Chinmoy.

A flor interior

Para este exercício, você vai precisar de uma flor. Com os olhos semi-abertos, olhe para toda a flor por alguns segundos. Enquanto estiver se concentrando, tente sentir que você mesmo é a flor. Ao mesmo tempo, tente sentir que ela está crescendo nos recônditos mais profundos do seu coração. Sinta que você é a flor e que está crescendo dentro do seu coração.

Então, gradualmente, tente se concentrar numa pétala em particular. Sinta que a pétala que você escolheu é a forma-semente de sua existência-realidade. Depois de alguns minutos, concentre-se na flor inteira de novo, e sinta que ela é a Realidade Universal. Desse modo, vá de um lado para outro, primeiro se concentrando na pétala – a forma-semente de sua realidade – e então na flor inteira – a Realidade Universal. Enquanto estiver fazendo isso, não permita que nenhum pensamento entre na sua mente. Procure deixá-la totalmente calma, silenciosa e tranqüila.

Depois de algum tempo, feche os olhos e tente ver a flor em que estava se concentrando dentro do seu coração. Da mesma maneira que você se concentrou na flor física, concentre-se na flor dentro do seu coração, com os olhos fechados.

Meditação guiada – arte e aforismos

Aforismos e arte para meditação

Play video

Neste vídeo, meditamos enquanto ouvimos poesia espiritual e observamos os quadros Jharna-Kala de Sri Chinmoy, que são, em verdade, mantras visuais.

Meditação guiada – música

Veja aqui diversas faixas de música para meditação.

contemplação

Meditação guiada – um exercício de contemplação

Texto de Sri Chinmoy

Esconde-esconde

Procure imaginar um ser dourado e sinta que ele é infinitamente mais belo do que a criança mais bonita que você já viu na face da Terra. Esse ser é o seu Amado Senhor Supremo. Você é um amante divino e o ser dourado é o seu Amado Senhor Supremo.

Agora, procure imaginar que a sua existência e também a dele, estão no topo de uma montanha no Himalaia ou no fundo do Oceano Pacífico, o que você achar mais fácil visualizar. Uma vez que tenha esse sentimento, sorria interiormente.

Depois de alguns segundos, sinta que você mesmo é o Amado Supremo e que o ser dourado é o amante divino. É como uma brincadeira divina de esconde-esconde. Quando você se torna o Amado Supremo, o amante divino o procura. Quando você se transforma no amante divino, busca pelo seu Amado Supremo. Num certo momento, você é o amante celestial, e no momento seguinte é o Amado Supremo.

No início, faça isso com os olhos semi-abertos. Quando adquirir mais habilidade, poderá fechá-los totalmente.

aprendendo a meditar orientação

Mais exercícios de meditação conduzida

Sugiro buscar nos sites Sri Chinmoy TV e Radio Sri Chinmoy mais exercícios de meditação guiada.

Há outros tipos de meditação que não são guiadas?

Sim. Em particular, os de concentração em apenas um pensamento contínuo, os de esvaziamento mental (observar um ponto na parede, a foto de um mestre espiritual, etc), com música, etc.

Lista de outros tipos de exercícios de meditação.

Vantagens da meditação guiada

Concentração – na meditação guiada, a concentração depende ainda de você, mas, se perder a concentração, logo o condutor da meditação irá lhe dar uma nova ordem para o passo seguinte do exercício. Isso o ajudará a voltar a se concentrar no exercício

Duração do exercício – nesse método, o condutor é responsável por tomar conta da duração do exercício e de cada uma das suas fases. Assim, você não precisa manter parte da sua atenção em observar o lapso de tempo decorrido na meditação.

Particularidades – cada indivíduo possui uma certa facilidade ou afinidade com certas coisas. É por isso que existem diversas formas de praticar meditação. A meditação guiada é uma delas e, se servir bem a você individualmente, pode ser melhor do que os outros tipos.

Recomendação pessoal

Meditação, se feita de forma correta, é algo que o levará adiante na sua jornada. Assim, o tipo de meditação que funcionar melhor para você é o tipo mais correto. Tendo dito isso, ainda assim eu diria que é melhor fundamentar a prática diária com exercícios de concentração e meditação que não são guiados, pois eles exigem mais esforço e, por consequência, maior resultado.

Desvantagens da meditação guiada

Necessidade de apoios – para você fazer meditação guiada, precisa de alguém ao seu lado. Na menor das hipóteses, uma gravação. Ou seja, dependendo de onde estiver, etc, será um pouco mais difícil fazer o exercício. Mesmo que tenha colocado o exercício gravado num MP3 player, iPod, iPhone, etc, você irá precisar ficar com ele, usar os fones de ouvido, etc, que, para alguns, é um fator de dificuldade.

Dependência – caso se acostume a fazer exercícios de meditação guiada exclusivamente, é possível que fique atrelado à necessidade de ter uma fonte externa ditando o ritmo da sua meditação. O ideal é que a meditação possa brotar de dentro de si como uma fonte.

Duração do exercício – se você estiver se concentrando muito bem, ainda assim pode ser que o exercício acabe. No caso, você poderia ter aproveitado a concentração adquirida e continuado a meditar por muito mais tempo, mas a natureza externa do exercício o obriga a interrompê-la.

Olhos fechados – é muito comum fazer os exercícios de meditação guiada (em particular os de visualização) com os olhos fechados. O risco é que, ao invés de exercitarmos nosso poder de concentração, há uma grande chance que fiquemos “no mundo da lua”, num cenário imaginário. Isso é porque, quando fechamos os olhos, perdemos contato com o mundo real, tendendo a divagar um pouco na direção do mundo dos sonhos e do sono. A recomendação em geral para a meditação é que ela deve ser feita sempre com os olhos abertos (ou melhor, entreabertos).

Particularidades – assim como para as vantagens, talvez a meditação guiada não seja o melhor tipo para você como um indivíduo. Nesse caso, tente outras formas.

Exercícios de meditação guiada

Esperamos que tenha encontrado algo que o inspire nesta página. Se quiser mais exercícios de meditação guiada ou não, dicas, etc, sugiro ver a página inicial e os tópicos de meditação que escolhemos.