Como meditar corretamente

como meditar corretamentepor Carlos Machado

Um jovem buscador estava a procura de um mestre espiritual com que pudesse aprender o caminho e técnicas espirituais. Certo dia, passando por um vilarejo diferente, esse rapaz encontrou um centro de meditação de zen budismo. Ele entrou rapidamente e perguntou se poderia se tornar um dos discípulos do mestre. Depois de aceito, ele começou a frequentar o Centro diariamente, ansioso para obter resultados milagrosos da noite pro dia. Frequentemente ele perguntava ao seu mestre sobre quando ele poderia ser iniciado nas práticas espirituais avançadas. O mestre nem se dava ao trabalho de responder a pergunta e simplesmente ignorava o jovem buscador. Depois de dias de insistência, o mestre finalmente resolveu atender as preces de seu aluno. Ele o convidou para tomar um chá em seus aposentos e conversar sobre suas experiências. Enquanto conversava, ele enchia a xícara de chá e, como se estivesse distraído, deixou o líquido transbordar pela mesa. “Mestre! Mestre! Olhe o que está fazendo, você está derramando o chá pela mesa. Você não consegue ver que a xícara já está cheia?”, disse o jovem buscador. O mestre abriu um sorriso e disse, “Sua mente é como essa xícara. Mesmo que eu lhe ensinasse os ensinamentos mais avançados de meditação, você não conseguiria compreender. Sua mente está cheia. Somente quando você esvaziá-la eu serei capaz de lhe iniciar verdadeiramente no meu caminho espiritual.” O jovem buscador entendeu o recado do mestre e, grato, reverenciou a sabedoria do mestre.

Se você estiver meditando corretamente

Muitas vezes, os buscadores perguntam como podem afirmar se estão meditando corretamente, ou apenas se iludindo ou tendo alucinações mentais. É muito fácil saber. Se você estiver meditando corretamente, terá uma alegria interior espontânea. Ninguém deu nenhuma notícia boa, ninguém trouxe presentes, ninguém o apreciou ou o admirou, ninguém fez nada por você. Entretanto, você tem um sentimento interior de alegria. Se isso acontecer, saberá que está meditando da maneira correta. No entanto, se sentir uma tensão ou perturbação mental, saberá que essa meditação que está praticando não é apropriada para você. Sri Chinmoy, do livro Meditação

O que é meditação?

Antes de saber como meditar corretamente, nós precisamos entender o que é meditação. Eu irei descrever para vocês qual é meu entendimento sobre o assunto, mas por favor não se prendam a conceitos. Imagine que você come uma manga e alguém pede que você descreva o gosto que sentiu. Você pode descrever da melhor maneira, mas a pessoa nunca terá uma ideia verdadeira até que ela mesma a prove. Com a meditação é muito parecido. Você deve ter suas próprias experiências para saber o que realmente é. Quando meditamos corretamente nós tentamos não pensar e olhar para dentro de nós mesmos. Quando conseguimos parar mesmo que por um segundo nosso fluxo de pensamentos, nós meditamos. Mesmo sem tentar, todos já tiveram alguma experiência meditativa. Talvez quando você tenha mergulhado no oceano ou depois de praticar algum esporte você tenha sentido a paz e alegria que vem com a ausência de pensamentos. Nós nos identificamos tanto com nossos pensamentos que no início sua ausência até nos assusta, mas rapidamente percebemos que para uma vida feliz e equilibrada precisamos mantê-los sob controle.

Pensamentos x meditação

Os pensamentos são tão comuns e constantes em nossa vida, que não é raro as pessoas não notarem que ele existe. Se você se analisar por pelo menos um minuto você vai perceber a força que os pensamentos agem sobre nós. Eles afetam nosso comportamento, nossa emoções, até mesmo quem nós somos. Se os pensamentos são tão importantes assim, por que nós não aprendemos desde de criança como controlá-los? E a resposta é porque as pessoas simplesmente não tem consciência dele.

Quando estamos cem por cento no presente, os pensamentos quase não vem, ou vem quando precisamos dele. Em geral nossos pensamentos circulam entre o passado e o futuro, nós nos amarguramos por derrotas passadas, ou nos preocupamos com o futuro que ainda está por vim, e nenhum deles nos ajudar a ser uma pessoa melhor. O passado já passou e o futuro nós criamos no momento presente. Quando estamos 100% conectados com o momento presente sabemos que meditamos corretamente.

como meditar corretamentePasso a passo para meditar corretamente

A seguir alguns passos simples para facilitar sua meditação e ajudá-lo a meditar corretamente.

Primeiro passo: Local

Encontre um local apropriado na sua casa. Pode ser em qualquer lugar, desde de que você tenha privacidade e silêncio.

Mantenha o local sempre limpo. A meditação é uma das coisas mais sagradas que você pode ter em sua vida, e a limpeza exterior irá lembrá-lo da limpeza interior.

Para ajudar sua inspiração é aconselhável ter um altar com flores (de verdade).

Segundo passo: Postura correta

Lembre-se de sempre manter a coluna ereta durante sua prática. Tente manter o corpo relaxado. Se você se sentir tenso, está fazendo da forma errada.

Cadeira ou almofado – Utilize o que te deixa mais confortável. Na cadeira, sente-se sem encostar no encosto, com a planta dos pés no chão e paralelos. Na almofada ou zafu, cruze as pernas e mantenha o quadril elevado na ponta da almofada.

Posição da mãos – Tente diferentes posições até alguma mais confortável. Você pode apoiar as mãos no colo, no joelho, nas pernas.

Olhos – Mantenha os olhos semiabertos para não cair no sono. E foque em algum objeto de sua preferência (ponto na parede, flor, vela, foto do mestre)

Terceiro passo: Respiração correta

Respire profundamente e conscientemente algumas vezes. Imagine que tem um fio de barbante preso ao seu nariz e ele se permanece praticamente imóvel com sua respiração. Por um minuto ou dois fique consciente da sua respiração. Sinta o ar entrar e sair por suas narinas, o pulmão expandir e contrair.

Quarto passo: Exercícios

Você pode começar com exercícios de concentração ou visualização. Vou deixar aqui alguns links úteis com exercícios de meditação guiada.

Meditação guiada

Concentração | como se concentrar

http://www.meditacaobrasil.com/downloads-de-musica-livros-e-mantras-para-meditacao-gratuitos/

Quinto passo: Assimilando os resultados da meditação

Após a meditação se de algum tempo para assimilar os resultados. Muitas vezes depois de meditar nos sentimos energizados, queremos sair correndo para realizar nossa próxima tarefa e logo perdemos o que adquirimos na meditação. Para assimilar os resultados, você pode cantar alguns mantras, ler algum livro espiritual, caminhar na natureza.

Estou meditando certo? Como saber se teve uma boa meditação

Você também pode saber se teve uma boa meditação pelo modo como se sente depois. Se a paz, a luz, o amor e a alegria vieram à tona como resultado da sua meditação, você saberá que meditou bem. Se tiver um sentimento bom pelo mundo, se encarar o planeta de uma maneira amorosa apesar das enormes imperfeições dele, saberá que a sua meditação foi boa. E se você tiver um sentimento dinâmico logo depois da meditação, se sentir que veio ao mundo para fazer e para transformar-se em algo – evoluir na própria imagem de Deus e tornar-se um instrumento dedicado dele – isso vai indicar que teve uma boa meditação. Mas o modo mais fácil de saber se teve uma boa meditação é sentir se a paz, a luz, o amor e o deleite vieram à tona.       Sri Chinmoy, Meditação

 

Meditação como um estilo de vida

Meditação é algo acessível a todos. Qualquer pessoa pode praticar e receber os benefícios da meditação. Uma pergunta que muitos tem é se é preciso ter um estilo diferente de vida para meditar. E a resposta é sim e não. Você pode começar a meditar somente por curiosidade, mas assim que você começa a ter experiências você muda. Seus gostos mudam, a sua alimentação, suas amizades. Você se torna mais sensitivo ao que acontece ao seu redor, e toma decisões diferentes. Se você já está feliz com sua vida e acredita que não necessite mudanças na sua vida, então a meditação não é para você. A meditação é sinônimo de mudança e evolução e se você meditar corretamente consequentemente você terá um novo estilo de vida. Uma vida mais sincera, simples e bela.

Como manter a disciplina e meditar todos os dias

Quando estava pesquisando informações sobre meditação, um amigo me indicou o livro “Alegria de Viver” de Yongey Mingyur. Nesse livro eu consegui aprender diferente técnicas e várias lições valiosas sobre como meditar corretamente. Depois de lê-lo eu percebi que criar o hábito e começar a meditar era na verdade a parte mais difícil. Eu tentei diferentes técnicas para tentar manter a disciplina e nada funcionava no início. As vezes eu até conseguia meditar por uns quinze a vinte dias seguidos, mas por algum motivo eu não continuava. Como você sabem manter uma prática diária é fundamental para conseguir evoluir na meditação, como qualquer coisa que fazemos na vida, somente com a prática conseguimos progredir nossa habilidades. Depois de meses frustrados tentando por conta própria eu reli o livro “Alegria de Viver” e me deparei com uma nova informação que estava lá e que antes eu não tinha reparado. Lá o autor, Yongey mingyur, dizia que para um progresso rápido na meditação era preciso encontrar um mestre espiritual. Aí começou a minha busca.

Devo meditar em algum grupo?

Depois de pesquisar diversos cursos no Google, descobri que a maioria deles custavam uma fortuna. Mas um site em especial me chamou a atenção. Ele dizia que ofereciam cursos gratuitos de meditação. De início eu fiquei desconfiado, desde crianças escutamos o ditado “não existe comida de graça”, então logo pensei que o curso ou não era bom ou eles iriam querer arrancar meu dinheiro de alguma forma. Felizmente estava errado. Foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida. Quem me deu o curso foi um austríaco que veio para o Brasil somente com esse propósito (do centro Sri Chinmoy). De cara eu percebi que o palestrante tinha algo a mais que as outras pessoas, seus olhos brilhavam ao falar, você conseguia sentir uma intensa confiança na vida que ele emanava. Com a meditação em grupo finalmente consegui meditar todos os dias e ter apoio para superar as pequenas dificuldades que temos no dia-a-dia.

Você pode até tentar meditar sozinho (sem um grupo), mas você vai perceber que é extremamente difícil. Praticamente todos que conheci que tentaram não conseguiram. E a razão é simples, nós como seres humanos somos motivados pela evolução em tudo o que fazemos. Como meditar é algo que não conhecemos, nós não conseguimos perceber se estamos tendo progresso ou não e nos desmotivamos facilmente. E um grupo que tenha um caminho definido (por um Mestre espiritual) você terá uma algumas orientações a seguir e isso irá facilitar sua jornada.

Estou meditando corretamente?

Há também outra maneira de saber. Se você estiver entrando num plano mais elevado, sentirá que o seu corpo está ficando muito leve. Embora você não tenha asas, vai sentir que quase pode voar. De fato, ao atingir um mundo muito elevado, você verá um pássaro dentro de si mesmo, que pode facilmente voar, exatamente como os pássaros de verdade. Sri Chinmoy, do livro Meditação

Como meditar corretamente sozinho ou em casa?

A seguir vou deixar um checklist do meu dia. Vocês podem usá-lo como orientação para elaborar seu próprio roteiro. É importante que você tente fazer todas essas atividades. Às vezes a que você acha mais difícil ou que menos gosta no início são as que lhe trarão melhores resultados a longo prazo.

Meditação da noite

Medite antes de dormir por pelo menos 5 minutos, se estiver inspirado prolongue por mais tempo.

Mantenha horários fixos para dormir. Quando conseguimos disciplinar o horário que dormimos e acordamos nosso dia fica muito mais simples, e a meditação se torna um hábito. De preferência durma antes das 23h.

Meditação matinal

Acorde cedo – O melhor horário para meditar é as 6h. Nesse horário você encontra silêncio e tranquilidade para sua prática.

A meditação da manhã é a meditação mais importante do dia. Começando o dia com uma boa meditação lhe trará equilíbrio e energia para todo o dia!

Fique bem desperto – Se você for dormir muito tarde na noite anterior você vai perceber que sua meditação não será das melhores. Alguma pessoas mesmo dormindo o suficiente tem dificuldade de ficar desperto, aí o ideal é tomar uma ducha ou, no mínimo, lavar o rosto e as orelhas com água fria.

Meditação – Medite entre 10 a 15 minutos por dia. Se você estiver começando, inicie com pelo menos 5 minutos e adicione 3 minutos por semana. No início o mais importante é criar disciplina.

Leia – Leia livros espirituais por 10 a 20 minutos após sua meditação. A leitura e o canto de mantras ajudam a melhor assimilação dos resultados da sua meditação.

Cante mantras – Algumas pessoas preferem cantar mantras antes de meditar e outras depois, tente ambas maneiras e veja qual se enquadra melhor na sua rotina. Vou deixar aqui o link do grupo musical Ananda, o grupo é composto por músicos do Reino Unido.

Meditation Mantras – Ananda

Pratique exercício – Tente praticar no mínimo 20 minutos de alguma atividade por dia. Eu sugiro a corrida pela simplicidade, pois você só precisa do tênis.

Se alimente corretamente – Seja consciente de como seu corpo reage aos alimentos. Depois de vários experimentos comigo mesmo percebi que uma dieta vegana auxiliada com uma grande quantidade de frutas foi o que mais funcionou. Em geral, pessoas que meditam se dão melhor no mínimo com uma dieta no mínimo vegetariana.

Meditações alternativas

Caso você esteja inspirado você pode meditar pelo menos 5 minutos no horário da tarde. Outra opção também é ter mini meditações durante o dia de pelo menos 30 segundos. Você pode fazer essa mini meditação antes de dirigir, antes de começar o seu trabalho, depois do trabalho, ou em qualquer tarefa que você dê importância e seja preciso sua concentração.

Cursos gratuitos de meditação

Se você quer aprender mais sobre como meditar corretamente, eu te convido a participar de um dos nossos cursos gratuitos. No Brasil nós oferecemos cursos no Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Curitiba. Nesse link você pode fazer sua inscrição. O único preço que cobramos é inspiração e aspiração, mas isso tenho certeza que você já tem! Até mais.