Por Carlos Machado

volcano-2Como a maioria das pessoas, eu amo viajar. Mas tem uma parte da viagem que vou confessar ser bastante difícil pra mim, que é ter que passar horas em algum avião ou ônibus, “preso”. Tento me programar o máximo possível com antecedência para escolher os melhore lugares (corredor), lembrar de levar livros, computador, fone de ouvido, o que for necessário para o tempo passar mais rápido. Mas certa vez, em uma de minhas viagens para São Paulo, que duram cerca de 7h de Niterói (onde moro), tive o prazer de conhecer uma energética senhora, chamada Zeni. Mas, antes de lhes contar mais sobre essa viagem e o que eu aprendi, vou lhes dizer como eu escolhi o lugar ao lado da Dona Zeni. Agora que vocês já sabem sobre a minha mania de sempre escolher um lugar perfeito dentro do avião/ônibus, para essa viagem eu procurei um assento no corredor e o mais próximo possível da porta de saída, nesse dia assento n4. Mas, felizmente (vocês logo vão saber porque) nas minhas duas tentativas de comprar a passagem, recebi a mensagem que havia algum erro no cartão. Na minha terceira tentativa e dessa vez escolhendo um assento diferente, o cartão funcionou.

Tendo o assento escolhido, agora é rezar para que nenhuma pessoas espaçosa e barulhenta sentasse ao meu lado. Dessa vez Deus atendeu minhas preces. Chegando ao meu assento, encontro uma senhora com um rosto amigável e simpática. Suas primeiras palavras foram “se você preferir nós podemos trocar de lugar. Aqui na “janela” você pode se encostar pra dormir.” Que fofa!

Como uma legítima senhora de idade, ao decorrer da viagem ela me contou sobre toda sua vida. Para a maioria das pessoas passar uma viagem escutando a história de uma senhora pode parecer tedioso, mas eu sempre acreditei que todo mundo tem alguma coisa para oferecer se estamos abertos o suficiente para escutar.

A dona Zeni é uma senhora viúva, aposentada, com 4 filhos e uma neta. Ela estava indo visitar um dos filhos, advogado e professor, na cidade de São José dos Campos. Quando nova, trabalhou por muitos anos em um escritório de contabilidade e, segundo ela, com muito pouco tempo para aproveitar a vida.

XM1_2718Mas agora é diferente. Depois da morte do marido, ela decidiu que quer aproveitar a vida. Com o salário de aposentada e com uma pequena ajuda dos filhos, Dona Zeni faz viagens constantes para conhecer o Brasil – até cruzeiros internacionais. Ela me garantiu que esse ano ainda ela vai embarcar em outro cruzeiro. Dona Zeni me disse que a vida é curta e que ela pode já não ter mais tempo.

Acredito que todos já escutamos que a vida é curta e devemos aproveitá-la ao máximo. Mas porque é tão difícil transformar esses dizeres em realidades?

Em nosso dia-a-dia, ficamos constantemente perdidos com as muitas vozes que vêm na nossa cabeça. Pode ter uma parte de você que diz para largar o trabalho e ir viver novas aventuras, e outra dizendo que isso é só mais uma ideia maluca. Quando isso acontece, qual das vozes você vai escutar?

Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário. – Steve Jobs

Quando meditamos conseguimos silenciar nossa mente e escutar a voz verdadeira, a voz que vem das profundezas nosso coração. Quando seguimos essa voz, nossa vida passa a ser a mais perfeita manifestação de nossa realidade interior, que é de paz, felicidade e deleite.

Comece agora. Você não precisa de uma vida inteira para começar a sua jornada para auto descoberta. Na verdade, quanto mais você, demorar mais difícil ela fica. É como tentar aprender um novo idioma depois de uma idade avançada. Para crianças, o aprendizado faz parte do seu dia, mas, para um adulto encontrar tempo vago na correria do seu dia e se dedicar verdadeiramente, já não é tão fácil.

Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã. – James Dean

Caso queira aprender mais sobre autodescoberta e meditação, eu recomendo o livro de Sri Chinmoy, Meditação.

Para cursos gratuitos de meditação acesse este link. Boa sorte!

Sri Chinmoy explica sobre a prática de Yoga:

Play video

 

To make progress
You must take every day
As your last chance.

Sri Chinmoy