Como meditar

como meditar

Como meditar

por Abhinabha Tangerman

Uma vez um monge Zen deu uma palestra sobre meditação. Ele estava sentado em meditação enquanto a audiência entrava e continuou meditando quando todos estavam sentados . Por cerca de vinte minutos mais ele manteve seu silêncio meditativo. Então ele olhou para a audiência e disse: “Isso é meditação. Alguma pergunta?”

A maioria dos mestres espirituais vai concordar que a essência da meditação não é algo que pode ser ensinado por palavras ou técnicas. Meditação real, dizem eles, é ensinada em silêncio. Isso não está a seu favor se você veio aqui para aprender como meditar. Mas fique tranquilo, pois nós não vamos mandar você embora sem alguns conselhos práticos.

Como meditar: postura

A primeira coisa a ter em mente quando você começa a meditar é a postura. Não se preocupe, você não precisa ser um avançado praticante de hatha yoga ou sentar-se na posição de lótus para aprender a postura correta. A principal coisa é manter as costas retas enquanto medita. Se você não tem problemas nas costas, o melhor é sentar em uma almofada de meditação. Você estará perto do chão, o que fornecerá uma agradável sensação de estar perto do terra enquanto você medita. Entretanto, se você preferir sentar em uma cadeira, tudo bem. Basta manter as costas eretas, e não tente inclinar as costas contra o encosto da cadeira. Quando sentado em uma cadeira, não cruze as pernas e mantenha ambos os pés firmemente plantados no chão.

Se você optar pela almofada de meditação, tenha em mente que, no início, por algumas semanas você pode sentir algum desconforto físico, uma vez que seu corpo não está acostumado a sentar-se na postura de pernas cruzadas. Esse desconforto pode vir na forma de dormência nos pés, pernas inquietas ou dor no joelho. Uma forma de lidar com isso é conscientemente aceitar a dor e o desconforto e “meditar na dor”. Você vai notar que, aceitando a dor conscientemente, ela vai perder a sua capacidade de incomodar e se tornará menos intensa. Contudo, se o nível de desconforto é muito alto e está tirando o seu foco da meditação, você pode esticar as pernas, mudar para outra postura ou continuar meditando sobre uma cadeira.

O que fazer com suas mãos? Você pode descansá-las em seus joelhos ou no seu colo enquanto medita. Outra opção é postar as mãos na frente do seu peito. Isso é chamado de mudra anjali, uma posição em que você entre em contato com seu coração espiritual, o centro de paz interior e amor, localizado no centro do seu peito. As mãos postas trazem um sentimento de devoção e gratidão, que ajudam você a meditar melhor.

 

como meditar postura
como meditar olhos e respiração

Como meditar: Olhos e respiração

Se você puder, tente manter os olhos meio abertos e meio fechados durante a meditação. O risco de meditar com os olhos totalmente fechados é que você pode facilmente cair em devaneio, e, em vez de meditação, você vai estar desfrutando de um bom cochilo. Se você mantiver seus olhos um pouco abertos, mantérá a conexão com o mundo ao seu redor, enquanto a metade fechada de seus olhos estará em contato com o mundo dentro de você. Dessa forma, você equilibra mundo exterior e interior, e a sua meditação pode ser mais eficaz. Talvez leve algum tempo para tornar-se confortável com a posição dos olhos, mas a prática leva à perfeição.

Talvez a parte mais importante da meditação seja a respiração. Enquanto estiver meditando, tente respirar tão suavemente, gentilmente e silenciosamente quanto o possível. Se alguém pendurasse um pedaço de fio de seu nariz, esse pedaço de fio não se moveria. Tente deixar uma pequena pausa depois de inspirar e depois que você expirar. Entanto, não faça nada em que se sinta desconfortável. Se você sentir que não está recebendo oxigênio suficiente, então é só mudar a sua maneira de respirar até que você se sinta confortável.

Se possível, tente respirar pelo seu nariz, já que dessa forma é mais fácil para respirar suavemente. O nariz funciona como um filtro que purifica o ar antes de entrar em seus pulmões.

Coração e a mente na meditação

Assim que você se sentir familiarizado com a postura correta para meditação, você pode começar a meditar! Em geral, existem dois lugares em nosso ser onde você pode meditar: o coração e a mente . De acordo com o mestre de meditação Sri Chinmoy , o coração é de longe o melhor, uma vez que já incorpora muitas qualidades que podem nos ajudar em nossa meditação, como a paz, a alegria, a pureza, a devoção e o sentimento de unicidade. A mente abriga, muitas vezes, pensamentos e ideias negativas, o que a torna um lugar muito mais difícil para a meditação. A mente é por natureza muito inquieta, considerando que o que queremos da meditação é a paz. Por essas razões, o coração é o melhor lugar para meditar. “Na vida espiritual, é quando meditamos sobre o coração que nós temos o mais rápido progresso”, diz Sri Chinmoy.

Aqui, quando usamos a palavra “coração” não queremos dizer o órgão físico, mas o coração espiritual, que é um centro sutil de energia espiritual (também chamado de chakra), localizado no meio do nosso peito, cerca de dois dedos acima do osso esterno. O coração espiritual ou “chakra do coração” está localizado no local onde você aponta para quando diz “eu”. De acordo com iogues e mestres de meditação, o coração espiritual é a sede da alma, que representa a nossa divindade interior, o nosso verdadeiro eu. Então, apontando para o nosso coração quando falamos de nós mesmos, sentimos intuitivamente que esse é o lugar onde habita o nosso verdadeiro eu!

meditar com o coração
exercício de meditação

Como meditar:

 

 

Um exercício de meditação


Há muitos exercícios que ensinam como meditar sobre o coração. O seguinte exercício de Sri Chinmoy é muito simples e muito eficaz.

Imagine que toda vez que inspira, você está, na verdade, respirando através de seu coração espiritual. Sinta que existe uma abertura sutil ou filtro no seu esterno que permite que o oxigênio flua para o centro do seu peito. Em seguida, prenda a respiração por alguns segundos e sinta que você está preservando o ar dentro do seu coração espiritual. Finalmente, quando você expira, sinta que o oxigênio está saindo pelo topo de sua cabeça (onde se localiza o chakra da coroa). O centro-coroa é outro chakra ou centro de energia espiritual que é usado na meditação.

Por fim, imagine que você está inspirando energia cósmica através do coração e expirando toda sua letargia e fadiga através da sua coroa. Durante o exercício, sempre que os pensamentos surgirem, não os siga, mas apenas os deixe passar como se eles fossem nuvens no céu. Cada vez que você se encontrar pensando, volte por favor o seu foco para sua respiração e as qualidades particulares que você está focando.

Como ser regular na meditação

Se puder fazer esse exercício todos os dias por cerca de 5-10 minutos, depois de algumas semanas de prática você vai notar alguns sinais muito encorajadores e positivos de progresso. Você vai descobrir que você se tornar mais tranquilo e que suas reações são menos impulsivas. Sua mente se tornará mais clara e pura, e você vai descobrir que vive muito mais no aqui e agora.

Uma vez um rei ouviu falar sobre uma rara fruta que cresce em uma remota parte do seu reino. De acordo com aqueles que tinham experimentado, ela era a fruta mais saborosa do mundo. O rei estava curioso para descobrir qual o gosto da fruta, mas ele não queria prová-la. “Já que eu sou o rei, eu posso pedir aos meus subordinados que me digam qual é o gosto da fruta”, disse ele.

Então o rei chamou os seus súditos que tinham experimentado a fruta para o seu palácio e pediu-lhes para explicar-lhe qual exatamente era o gosto da fruta. Se conseguissem demonstrar o seu maravilhoso sabor para ele, o rei prometeu que iria recompensá-los ricamente. Muitas pessoas vieram perante o rei e tentaram explicar da sua melhor maneira o sabor do fruto. Mas não importava o quão eloquentemente eles falassem, eles não conseguiam explicar o sabor da fruta de forma satisfatória. O rei finalmente percebeu que não existe nenhuma outra maneira de descobrir quão delicioso é o gosto da fruta, senão que ele mesmo encontre a fruta e a coma.

A meditação é como essa exótica, deliciosa fruta. Embora existam muitos livros escritos sobre isso, no final, as palavras não conseguem transferir a experiência real da meditação. É algo que você tem que experimentar por si mesmo. Certamente você pode ler para obter inspiração, mas não se esqueça de praticar regularmente e de forma diligente!

meditação regular

Como aprender a meditar

Se quiser ver mais sobre como meditar e o ABC da meditação, leia sobre concentração.