Meditar

 

“Na sua vida interior existem muitas coisas que você não percebe, mas, se orar e meditar devotadamente e cultivar mais fé naquilo que ouviu de buscadores e Mestres espirituais, ao fim verá que eles estão absolutamente certos.”

 

– Sri Chinmoy

 

meditar

Simplesmente meditar

tópicos diversos em “meditar” por Patanga Cordeiro

inspirado nos escritos de Sri Chinmoy

 

Meditar é um privilégio, honra, dever, arte, experiência e muito, muito, mais muito e muito mais. Espero compartilhar um pouco do que mais me inspira nessa arte de meditar com vocês. O primeiro tema é um texto de Sri Chinmoy, do livro As Asas da Alegria.

Cultivando Sementes-Fé

Se algo é verdadeiro, você o sentirá das profundezas de seu coração, mesmo que leve um certo tempo. Uma vez que a semente é plantada, ela precisa de alguns meses para germinar. Em um ano ela se torna uma muda e, por fim, uma enorme figueira-da-índia.

Quando primeiro surge o interesse na vida espiritual, foi lançada a semente. Talvez os resultados não sejam imediatamente visíveis. Saiba que você sentirá luz e paz, mas primeiro necessita ter fé. Dentro do corpo existem muitos órgãos: o coração, os pulmões e etc. Você acredita nisso porque médicos e outros assim o dizem. Da mesma forma, no mundo interior, apenas porque você não enxerga algo neste exato momento, isso não quer dizer que aquilo não existe. Na sua vida interior existem muitas coisas que você não percebe, mas, se orar e meditar devotadamente e cultivar mais fé naquilo que ouviu de buscadores e Mestres espirituais, ao fim verá que eles estão absolutamente certos.

Comece com a fé – fé sincera, genuína, fé sublime. Essa fé não o desapontará. Um livro espiritual incorpora luz. Em sua leitura, você pode não sentir a luz que ele contém logo no princípio, mas ainda assim não desiste dele. Não o faz porque possui alguma fé nas mensagens nele contidas. Meditando nas palavras e idéias que o livro traz, finalmente você recebe alguma luz, pois dentro do livro há uma realidade incipiente. Se acreditar nessa realidade invisível enquanto lê, com o passar do tempo você obterá alguma iluminação. Mas é preciso ler o livro para assimilar a sua essência, a sua quintessência.

De forma análoga, você precisa orar e meditar antes de sentir a sua própria divindade. Se não puder sentir sua divindade neste exato instante, não fique triste ou irritado. Ore e medite com sinceridade, e, por meio da sua fé, a verdadeira divindade logo se fará evidente. Se você não tiver experiências elevadas ou realizações logo que entrar para a vida espiritual, não desista. Caso neste momento você não sinta nas profundezas de seu coração algo divino, iluminador, preenchedor e perfeito, não faz mal. Leva-se tempo para adquirir livre acesso ao mundo interior. Mas, uma vez que o possua, verá que ele é vasto com luz e deleite.

Sri Chinmoy

fé e meditar
aprender a meditar

Três perguntas bem técnicas comumente feitas nos nossos cursos, sobre como meditar corretamente, com respostas bem simples.

Posso meditar deitado?

Meditar deitado é “não, não, não”. Meditação não é relaxamento.

Posso meditar de olhos fechados?

Meditar de olhos fechados também é um “não, não, não”. Meditação não é relaxamento.

Por quanto tempo devo tentar meditar?

Uns 10-20 minutos no começo. Depois de uns meses, de 20 minutos a uma hora, de acordo com a sua inspiração. Mas o importante não é o tempo gasto. O real é meditar corretamente.

Aprender a meditar

 

Aha!

Então você chegou aqui querendo aprender a meditar?

 

Já adianto: meditar não é fácil.

Já adianto: meditar não é difícil.

 

Não é fácil se você está satisfeito consigo e seu arredor e tem medo de mudanças.

Não é difícil se você sente dentro de si que algo precisa mudar, e pra já.

 

 

 

O que é meditar?

 

Meditar é um processo de transformação, de revelação.

 

O que é luz e o que é escuridão?

São duas coisas que existem?

Não.

Só a luz existe.

A escuridão é falta de luz.

 

As coisas que estão estagnadas e querem permanecer assim sofrerão se você tentar descobrir o que é meditar, como uma criança doente resistindo a uma injeção de remédio. Se tentar aprender o que é meditar, as coisas que anseiam por transformação em você se sentirão aliviadas, salvas, libertas. E você também, se tomar o lado delas. (Isso é real gente, não é “filosofia de livro”)

 

Por isso, o requisito para meditar é ESTAR PRONTO.

 

Assim, a meditação serve como uma porteira, que abre o seu coração e alma, já prontos e repletos de energia e luz, para que vertam em nosso ser por completo sua luz iluminadora.

 

Quem está pronto para meditar?

QUEM ESTÁ BUSCANDO.

VOCÊ ESTÁ BUSCANDO.

 

Ultrapassado isso, dedico o restante do texto de hoje a compartilhar o nosso curso gratuito de meditação e também auxiliar com dicas básicas para a meditação.

 

 

 

 

Aprenda a meditar – curso gratuito no Rio de Janeiro e Niterói-RJ

Tudo o que ensinamos é completamente gratuito. Fazemos, também, um esforço em deixar o máximo de informação possível disponível para todos os buscadores. Por exemplo, a pedido de Sri Chinmoy, todos os seus livros estão disponíveis na Sri Chinmoy Library, gratuitamente.

No entanto, conhecimento e informação é um passo superficial para o aprendizado da meditação. Na verdade, é um passo inclusive dispensável.

Meditação não é uma habilidade ou conhecimento. Meditação é experiência.

Ao comer uma banana, você precisa usar palavras para sentir o seu sabor? Não. Você apenas sente o sabor. O mesmo acontece quando aprendemos a meditar.

É por isso que oferecemos os cursos gratuitos. Para que vocês possam praticar a meditação. Daremos dicas, responderemos dúvidas, compartilharemos nossa história pessoal, tudo para que vocês possam ter uma boa prática de meditação. Os resultados, esperamos que possam ser autoevidentes.

Os cursos no estado do Rio de Janeiro costumam ser em Copacabana, no Rio, e Icaraí em Niterói. Mas por vezes fazemos em outros locais, como universidades (UFF, UFRJ), etc.

INSCRIÇÕES

meditação rio de janeiro niterói
como meditar passo a passo

Como meditar passo a passo

Falando do ponto de vista técnico, o passo a passo da meditação, a meu ver, é o seguinte, em ordem:

 

  • Corpo ereto, tensões reduzidas
  • Respiração adequada, tranquila
  • Olhos entreabertos, foco no objeto de concentração
  • Concentração máxima, mas vinda do coração, e não da mente
  • Meditação superficial (alguns pensamentos ainda surgem, mas não atrapalham muito; sentimento de satisfação)
  • Meditação profunda (ausência de pensamentos; mudança de valores)
  • Assimilação (leitura de livros, prática de mantras, etc)

 

Não espere ter uma meditação profunda ou mesmo superficial todos os dias. O normal é que exercitemos a nossa concentração diariamente e, em alguns dias, tenhamos uma meditação. E, dentre algumas meditações, teremos algumas excelentes meditações, do tipo que nos levantamos da almofada como pessoas diferentes das que sentaram lá 20 minutos antes.

Tudo isso “sai pela janela” se você tiver um Mestre espiritual. Ele pode conceder a você uma meditação. Não digo um exercício específico. Digo conceder no sentido de que ele faz você entrar num estado de meditação. Você pode estar correndo, andando, ouvindo o Mestre conversar, qualquer coisa. Simplesmente acontece. Bum! Se estiver fisicamente presente, o Mestre pode encostar em você, ou algo do tipo. Mas eu tive muitas e muitas experiências assim mesmo estando do outro lado do mundo de Sri Chinmoy, e mesmo após ele não estar mais fisicamente presente no mundo. (Mais uma daquelas “isso não é filosofia de livro, é real”)

Como meditar corretamente

A melhor maneira de saber se você está a meditar corretamente, ao menos para mim, é essa. Segue o texto de Sri Chinmoy, do livro As Asas da Alegria.

Estou Meditando Corretamente?

Se estiver meditando corretamente, você sentirá espontânea alegria interior e paz dentro de si e ao seu redor. Mas caso sinta tensão mental ou incômodo, saiba que o tipo de meditação que está fazendo não é para você. Em uma boa meditação, surgirão bons sentimentos para com o mundo. Você verá o mundo de forma amorosa apesar das abundantes imperfeições que ele possui. Ao presenciar uma sensação dinâmica após a sua meditação, ao sentir que você veio ao mundo para fazer algo e se tornar algo – tornar-se a própria imagem de Deus e Seu dedicado instrumento –, isso indica que você teve uma boa meditação.

Não se preocupe se não conseguir, no começo, meditar bem. Mesmo na vida exterior, só Deus sabe quantos anos são necessários para se tornar bom em alguma coisa. Um grande pianista achará graça ao se lembrar de sua habilidade nas primeiras tentativas ao piano. Foi por meio de progresso gradual que ele alcançou sua atual mestria musical. Também na vida espiritual você pode achar difícil meditar no começo, porém saiba que a sua capacidade aumentará gradualmente.

Mas os benefícios da meditação você sentirá desde o princípio. Ao experimentar mesmo uma só gota de água do mar, sentimos seu gosto salgado. Igualmente, em nossa meditação, se pudermos provar uma gota d’água do mar de paz, certamente experimentaremos paz em nossas vidas.

Sri Chinmoy

como meditar corretamente

Meditar

Um coração devotado

Descobriu uma verdade suprema:

Meditar em Deus

É um privilégio,

E não um dever.

– Sri Chinmoy

Ten Thousand Flower-Flames, part 9, Agni Press, 1981