A meditação matinal

meditacao da manha

Meditação matinal

por Carlos Machado


Certa vez perto do palácio vivia um sincero monge que passava o dia rezando e meditando aos pés de uma árvore. Por algumas horas do dia ele saia para mendigar comida em um vilarejo próximo e depois voltava para sua disciplinas meditativas diárias. Muitas vezes ele voltava com praticamente nenhuma comida. O rei sabendo da existência desse monge, ficou perplexo em saber que em seu reino existe alguém tão preguiçoso e que ainda por cima mendigava sua comida.

O rei decidiu puni-lo e foi pessoalmente ao encontro do monge. Ele chegou perto da árvore onde o monge meditava e disse :”Porque você perde todo seu tempo aqui? Eu nunca vi ninguém tão preguiçoso como você em todo meu reino. Você só sai daqui para mendigar alguma comida, volta e fica aqui fazendo nada, nada, nada! Porque você não sai daqui e vai para outro lugar?”

O monge respondeu: “Oh rei, espere um pouco, já vou responder sua pergunta. Se você quiser, você pode se sentar ao chão. Infelizmente não tenho nenhuma cadeira para lhe oferecer. Me desculpe, sou muito pobre.”

O rei responde irritado: “Eu não vou sentar ao chão! Somente responda minha pergunta, ou eu vou puni-lo!”

Monge: “Você não pode esperar um pouco mais? Eu já vou responder a sua pergunta.”

Nesse meio tempo o rei ficou bastante inquieto. Ele estava praticamente fervendo de raiva. O monge disse: Agora me diga, o que é mais difícil ficar tranquilo e calmo ou ficar nervoso como você? Em pouco tempo você ficou extremamente inquieto. Eu passo meu dia aqui meditando para meu auto descobrimento, trabalhando para me livrar da prisão-pensamento e ser livre.

O rei reconheceu a sabedoria do monge e percebeu que não conseguia manter sua mente sob controle nem por um segundo. E que o verdadeiro conhecimento está na auto descoberta. A partir desse dia, o rei passou a visitar o monge com frequência para receber orientações sobre sua vida interior e exterior.

(História adaptada do texto de Sri Chinmoy)

Dicas para a meditação matinal

O melhor horário para a meditação matinal é as 6h. Nesse momento a atmosfera ao redor ainda está muito pacífica, e a maioria das pessoas ainda estão dormindo, o que facilita a nossa meditação. No Hinduísmo é recomendo o horário entre 2-3h da manhã, chamado de “Brahma Muhurta”. Caso você se sinta inspirado, vale a pena tentar meditar nesse horário de vez em quanto.

Primeiras coisas primeiro. A meditação deve ser sua primeira atividade no dia. De manhã ainda não recebemos nenhum estímulo do mundo exterior. A meditação, sendo nossa primeira atividade, nos faz conectar novamente com nosso “Piloto interior” e nos tornar mais fortes para enfrentar os dilemas do dia-a-dia.

Escolha algum lugar em sua casa que você possa utilizar somente para meditar. Se possível separe um quarto. Se não conseguir, um canto do quarto ou da sala estará bom. Nosso corpo responde aos lugares que estamos. Quando entramos em um templo nos comportamos de uma forma, se estamos no trabalho de outra. Assim, quando nos sentamos para meditar no nosso espaço, nosso corpo sabe que deve ficar calmo porque é hora de meditar.

Prepare um altar. Você pode por nele velas, flores, a foto de algum mestre espiritual realizado que você tenha afinidade(Jesus, Buda, Sri Chinmoy, Krishna,etc), e tente deixá-lo sempre limpo e organizado. Só por ter um altar não quer dizer que você terá a melhor meditação todos os dias, mas ele lhe dará inspiração e lhe lembrará que o verdadeiro altar está dentro do seu coração espiritual.

Procure tomar uma ducha antes de meditar. Caso não consiga, lave o rosto, as orelhas e os pés. Quando estamos limpos trazemos pureza para nosso corpo físico. Essa pureza levamos para o nosso corpo vital, nossa mente e coração.

Tente não comer muito antes de meditar. Se estiver com muita fome tome um copo de leite ou de suco.

Se estiver iniciando na meditação, comece com 5-10 minutos na meditação da manhã e 5- 10 minutos de meditação da noite. No início o mais sábio é não forçar. Sua capacidade de meditar vai crescendo com a prática. Seja paciente.

Cria alguns truques que o auxiliem a acordar.Nem sempre é fácil acordar cedo. Muitas vezes nos vemos adiantando o alarme e acabamos deixando a letargia tomar conta. Tente métodos diferentes e com o tempo você vai achar o que funciona melhor pra você. Você pode deixar seu alarme em algum lugar distante. Assim você vai precisar se levantar para desligá-lo. Você também pode usar múltiplos alarmes,etc.

Mantenha uma vida equilibrada. Meditação é um estilo de vida. Se você quiser levá-la a sério, procure não ingerir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, mesmo as consideradas “terapêuticas”. Tente dormir cedo e praticar esportes diariamente. Preste mais atenção em sua alimentação. Se conseguir, tente a dieta vegetariana por algum tempo. s

Segundo Sri Chinmoy, uma dieta vegetariana ajuda imensamente na purificação dos nossos nervos sutis.

meditar de manhã

Porque meditamos?

Nós meditamos porque o mundo exterior não nos satisfaz. Nós estamos sempre em busca de algum tipo satisfação, de alegria. Quando olhamos para o mundo exterior tentamos possuir e por consequência acabamos sendo possuídos. Nossa satisfação fica sempre presa em um futuro próximo no qual acreditamos que nossos desejos serão satisfeitos, mas assim que o que buscamos é alcançado, a nossa alegria dura por um momento limitado. Assim, escolhemos uma nova meta, e esse ciclo se renova. A verdadeira felicidade somente pode ser encontrada quando conseguimos olhar para dentro. Lá conseguimos viver nossa verdadeira realidade. Percebemos que temos uma alma que é eterna, infinita e imortal. Quando damos espaço para ela se revelar, nossa vida se torna a mais perfeita manifestação de Deus na Terra.

 

 

Meditação matinal vs meditação da noite

Ambas as meditações podem ser extremamente benéficas, e você vai conseguir melhor resultados caso consiga praticar nesses dois importantes horários do dia. Nesse link sobre meditação para dormir, você pode ler o artigo que escrevi sobre meditação para dormir melhor. Mas, se você tiver que optar por uma delas, a meditação matinal será a melhor escolha. Quando acordamos, nós nos sentimos renovados. É como se a vida tivesse nos dado mais uma oportunidade de começar de novo. Na meditação noturna, temos que nos preparar mais para conseguir meditar, porque durante o dia nós lidamos com pessoas de pouca inspiração e conscientemente ou inconscientemente nós também compartilhamos pensamentos não divinos. Sempre dê o melhor de si para meditar nesses dois horários.

exercício meditacao matinal

Meditação matinal guiada


Acenda uma vela e coloque-a na altura de seus olhos, a uma distância de aproximadamente 1 metro de você.

Sente-se no chão com as pernas cruzadas e mantendo a coluna ereta. Se possível, use uma almofada. Ela lhe ajudará a manter postura correta durante o exercício. Se preferir, você pode usar uma cadeira. Enquanto meditar na cadeira, mantenha a planta dos pés no chão e tente não apoiar suas costas no encosto da cadeira.

Tente respirar suave e silenciosamente. Imagine que você tem um pedaço de fio pendurado no nariz, e ele se mantém praticamente imóvel, pois sua inspiração e expiração é muito suave. Enquanto respira, tome consciência de todo o seu corpo. Sinta seu o corpo relaxar – pescoço, ombros, pernas – toda a tensão que você possa ter acumulado nos últimos dias.

Concentre-se no topo da chama da vela e, quando algum pensamento vier jogue-os nela, sentindo que todos os seus pensamentos se purificam ao entrar em contato com o fogo. Faça esse exercício por 5 minutos.

Agora feche os olhos e imagine que a chama da vela está dentro do seu coração espiritual. Toda vez que você inspira ela lentamente se torna maior. Ela vai crescendo dentro do nosso coração purificando, todos nossos sentimentos. Ainda maior, ela purifica toda a nossa mente e o nosso corpo. Por fim, nós nos tornamos a própria chama que contemplamos.

Leitura recomendada

livro sobre meditacao

Livro Meditação

 

livro asas da alegria

As Asas da Alegria

Treine o seu corpo

A grande maioria das pessoas, ao tentarem meditar, percebem como é difícil manter o corpo tranquilo e relaxado, sem se mover. Sentimos vontade de nos coçar, encontrar uma posição mais confortável, dores no pescoço, na lombar,etc. E por isso muitos desistem de meditar na fase inicial. Quando levamos a meditação como um estilo de vida, percebemos que existem outras atividades que podem nos auxiliar a ter uma vida mais dinâmica e inspiradora, e a prática esportiva é uma delas. Quando praticamos esportes nosso corpo se torna mais forte e dinâmico, nossa consciência corporal aumenta, e os resultados vão vir mais rápido do que você esperava. Caso você não tenha nenhum esporte de sua preferência, eu sugiro que você tente começar a correr. A corrida é um esporte simples, barato e prático – tudo de que você precisa é de um tênis e a rua.

 

Leitura espiritual

Depois da sua meditação, dedique algum tempo para leitura de algum livro espiritual, nem que seja somente por uns 15 minutos. Os melhores livros são os escritos por mestres espirituais. No final do artigo vou deixar os links dos que recomendo para quem está iniciando ou já tenha alguma experiência. Quando lemos livros escritos por mestres espirituais realizados, podemos contar a leitura também como parte da meditação, pois esses livros contém a consciência mais elevada que podemos encontrar e seu conhecimento nos transforma por inteiro. Muitas vezes irá acontecer de que questões que surgiram durante sua meditação sejam respondidas durante a leitura.

Mais sobre meditação matinal

Leia nossos artigos na barra superior.