por Akrura Bogéa

Essa história é muito antiga, da mesma época em que se podia ver a lua e o sol passeando pelo céu de mãos dadas. As trevas e a luz eram inseparáveis. Deus e os homens eram um e a mesma coisa. Nessa época O Tao (que significa caminho) era o Rei soberano do Universo. O Tao reunia todos os opostos e oposições que vemos separados hoje em dia. Nesse período da história não havia dualidades, os cachorros amavam os gatos, os gatos amavam os ratos, os ratos não temiam às águias ou cobras e assim por diante. A terra era mesmo um paraíso, já que o céu e a terra não se diferenciavam. Tudo em volta era virtude. O Tao, criou um jardim a terra, para os seus filhos brincarem.

O Tao tinha dois filhos que eram irmãos gêmeos o Yang e o Yin, que se tratavam com respeito, carinho, amizade e amor incondicional de verdade. Eram tão unidos que nunca tinham brigado, nem mesmo sabiam o que era uma pequena discussão. Nesse paraíso terreno, nasceu uma flor cuja beleza não pode ser descrita, com uma fragrância que a tudo e a todos encantava.

A deusa Desejo, que era a mais bela de todas, de todos os tempos. Por onde passava, todos ficavam muito apaixonados e perturbados com a sua beleza, as árvores se curvavam para reverenciá-la e até mesmo as pedras suspiravam. Então, a bela Desejo toma conhecimento dos irmãos Yin e Yang que mantém tudo em unicidade. Por capricho, resolve separá-los. Os dois irmãos viviam muito felizes às margens do rio Big, onde brincavam e contemplavam a natureza, o movimento dos animais, o voo dos pássaros, a dança das estrelas, árvores ao vento e os peixes coloridos que saltavam para se exibirem para eles.

Quando a bela Desejo chegou no rio big, os irmãos Yin e Yang, não conseguiram disfarçar nem um pouco o interesse diante de tanta beleza. Naturalmente e imediatamente pediram a mão da bela Desejo em casamento. A jovem sorriu como se fosse inocente, pura e disse:

-Fico muito lisonjeada com o pedido de vocês, já que gostei muito dos dois. Porém sou monogâmica e só posso me casar com um, casar com dois vai contra meus princípios e educação. Os irmãos se surpreenderam, já que nunca tinham brigado ou discutido por nada.

-Como? Case-se com nós dois, se casar com um de nós provocará um rompimento, não vamos disputar você como se fosse um troféu, disse Yin.

-Fale por você, eu quero a Desejo de qualquer jeito, não importa o quanto isso possa me custar, eu a quero muito e pronto. Emendou Yang.

Fez-se silêncio. Uma certa tensão, tomou conta do ar e do mundo inteiro. E agora? Pela primeira vez os irmãos Yin e Yang discordaram. Eles não sabiam que a Deusa Desejo, significa expectativa, frustração, separação, rompimento, cisão, corte, fragmentação.

-Quero que vocês lutem por mim. O que sobreviver, será o meu escolhido. Disse Desejo com uma certa autoridade e arrogância.

O irmão Yin observou e foi aí que viu o que estava acontecendo. Ele não podia lutar com seu irmão, ainda que essa decisão pudesse parecer covardia. Ele bem sabia o que significava sobreviver. Ao final da luta, um dos dois poderia estar morto.

-Sendo assim, disse Yin muito triste e contrariado; não vou brigar ou discutir com meu irmão. O objetivo da Desejo é nos separar, se meu irmão estiver de acordo, irei para a outra margem do rio Big. No que Yang concordou prontamente.

-A proposta de Yin me facilita muito, já escolhi! Interveio Desejo com um certo ar de satisfação. Já que temos um covarde no campo de batalha, que acaba de abrir mão de lutar por mim, ficarei com o Yang, por toda a eternidade.

Desejo hipnotizou os dois irmãos com os seus lindos olhos, arrancou o olho direito do Yin e o olho esquerdo do Yang. Jogou uma maldição nos irmãos, que eles sentiriam falta um do outro por toda a eternidade.

-A partir de hoje, vocês estarão separados, buscarão um pelo outro, sem nunca mais poderem se reunir novamente.

-Que mania que os seres humanos têm de achar que a perfeição é um lugar, um estado, uma meta. Se assim fosse Lúcifer não teria caído nas trevas, Adão e Eva ainda estariam no Paraíso. A Perfeição é um caminho, uma busca impossível de ser alcançada. Assim é. Disse a Deusa e partiu deixando os dois irmãos desolados separados.

Nesse momento, aconteceu o grande fenômeno da separação. A luz separou-se das trevas, A vida que era eterna, separou-se da morte, (sempre que a morte chega a vida se esvai, já não está mais lá), o belo separou-se do feio, o quente do frio, o interno do externo, o doce do salgado, a fé da dúvida, a verdade da mentira, o perto do distante, o ativo do passivo, a montanha do vale, o verão separou-se do inverno, o calor do frio, o amor separou-se do ódio, a admiração da inveja, o sol separou-se da lua, o dia separou-se da noite, o frio do calor, o céu da terra e finalmente o homem separou-se de Deus. Todas as oposições e contrastes que existem no mundo, foram criados pela deusa Desejo, Que colocou o seu irmão; o Ego no trono da separação, no reinado dos fragmentos. Por Desejo, todos se apaixonam e ela não se apaixona por ninguém.

Quem entra em contato com essa deusa, sai ferido e fertilizado com duas sementes, uma semente que busca a realização e a outra que floresce na  frustração. Estas sementes se nutrem uma da outra, por isso só uma delas germina. Poucas vezes a semente da realização é a mais forte, na maioria das vezes quem vence é a semente da frustração.

Desejo tem poderes sobrenaturais, hipnotiza, encanta, voa como os pássaros, nada como os peixes, canta como as sereias enlouquecendo pescadores, navegantes e marinheiros, por onde passa todos são possuídos por ela. Construiu a primeira ponte, unindo as margens direita e esquerda do rio Big. O rio Big, atravessa o universo e nos separa de nossas metas, separa o humano do divino. O próprio universo foi afetado pela energia da poderosa deusa Desejo, já que ele se expande e se contrai ao longo dos milênios, quem sabe, em busca de poder absoluto, impossível de encontrar.

Quando Yang estava perdidamente apaixonado por Desejo, ela o abandonou. Partiu seu coração, deixando em seu lugar, a dor, a tristeza, o sofrimento e um imenso vazio que até hoje Yang não consegue preencher.

Frustrações são as pegadas do pé direito da deusa, realizações temporárias as pegadas do pé esquerdo que a bela Desejo deixa, por onde passa..Ficou um imenso sem sentido no coração de Yang. Lembrou-se do irmão com o qual ele não podia mais contar e se reunir. A tristeza e a saudade machucavam a alma de Yang e a alma de Yin, que passaram a ter como meta, buscarem-se mutuamente, gerando uma energia de plenitude e de vazio, que dá movimento a tudo e a todos os seres existentes.

A linda ponte construída por desejo, simboliza a possibilidade de união daqueles que se amam e que por encantamento, por ignorância, maldição ignorância ou circunstancias, são obrigados a viver separados.

FIM.