jharna kala birdsQuestion: Do you feel that mankind is making spiritual progress?

Sri Chinmoy: Humanity is progressing towards its destined goal. Sometimes we notice clouds of doubt and teeming imperfections, but these things will always be around until we have achieved perfect Perfection. Each individual has left the starting point. Now, one individual may be behind another in the Godward race, but we all are running towards the same goal. Each individual is progressing. This progress may not be noticeable in our outer life. It will become noticeable only when a tremendous amount of light has dawned in our devoted life, our life of surrender to the Will of the Almighty Father. Even though there are calamities, crises, wars and so forth on the outer plane as well as on the inner plane, still we are definitely progressing.


 

COMENTÁRIO:

Em tempos de crise procuramos fugir de várias maneiras. Uma delas é negando que a crise existe –“a vida é bela”. É a síndrome de Poliana que, embora ajude a pessoa a seguir em frente, afasta-a da realidade, não a ensina a amar ao mundo como ele é e, logo, não a ensina sobre o amor verdadeiro. A outra maneira é ‘holofotando’ as dificuldades (a mídia nos “ajuda” muito nisso) e então, cria-se o pessimismo absoluto – “tudo é ruim”- que leva a estados negativos, crescentes nos dias atuais como: depressões, fobias, agressividade etc.

Mas será que só existem saídas extremas para lidar com esses “dias difíceis”? Qual é a saída? O olhar espiritual, o tornar-se espiritual.

Como? O olhar espiritual não nega a realidade, ele a aceita como ela é e o tornar-se espiritual transforma a realidade, pois transforma ao próprio indivíduo.

A meditação é uma porta para esse caminho. A meditação é a ponte que nos conecta com a outra realidade, a interior. Voltando-nos para dentro (sem nos esconder), podemos nos voltar para fora de uma maneira mais desapegada, transformadora. “Assim como o de dentro é o de fora”. O bom e o ruim são aspectos normais de todo ser humano e, consequentemente, também do mundo. Logo, se nos propusermos a ir além disso, buscando a nossa transformação, o mundo também se transformará. Já fazemos tudo isso aleatoriamente, já que o mundo não está estacionado. Mas podemos fazer com Consciência, e essa chave-mestra quem nos dá é a meditação.

Recomendo as músicas aqui para o seu deleite

por Bhumika Barros