Nada somos

Senão o próprio Sonho de Deus

Que se revela

Para a transformação da vida-ignorância da terra

Na luz-perfeição do Céu.

– Sri Chinmoy

  sonhosEsta é uma página da coleção de posts sobre sonhos espirituais extraídos dos escritos de Sri Chinmoy, do livro Sonhos. As outras páginas são:

 


 

Qual é a diferença entre sonhos humanos e o Sonho de Deus?  

Há uma grande diferença entre os sonhos humanos e o Sonho divino de Deus. Os sonhos humanos são apenas fantasias mentais. Na maior parte do tempo, são apenas pensamentos fortes, ideias ou invenções. Por vezes nos tornamos vítimas de forças hostis que nos fazem sonhar todo tipo de coisas horríveis. Ou criamos as nossas próprias fantasias, que podem aparecer como sonhos durante a noite. O Sonho de Deus é o Sonho divino que é precursor da Realidade. O Sonho de Deus incorpora a própria Realidade. É como uma tampa sobre uma caixa de joias. Você apenas levanta a tampa, e dentro está a riqueza: ouro e diamantes. Com o Seu Sonho, Deus está adentrando no mundo da Sua satisfação, que é a manifestação constante da Realidade. A Realidade mais elevada é a transformação da natureza humana, que agora mesmo é metade animal e metade divina. A Realidade mais elevada será manifestada aqui na Terra, mas levará vários séculos. Só que isso não quer dizer que ficaremos em silêncio e inativos – longe disso! Se todos os dias navegarmos conscientemente no Barco-Sonho de Deus, então lenta, gradual e infalivelmente esse Barco-Sonho nos levará até a Margem-Realidade de Deus. Essa Margem-Realidade não está em algum lugar no Céu; ela está aqui, na nossa vida, nos nossos pensamentos, nas nossas ações, na nossa própria existência na Terra.

A nossa consciência mais elevada continua operando enquanto dormimos?

Quando dormimos, às vezes a nossa consciência mais elevada continua operando, e às vezes não. Depende se Deus quer que a consciência mais elevada opere, ou se Deus quer que a consciência mais elevada repouse enquanto o físico descansa. Depende completamente da Vontade de Deus. Há muitos buscadores que meditam sinceramente todos os dias. Apenas porque meditaram durante o dia, Deus fica satisfeito com eles e lhes diz: “Minhas crianças, vocês trabalharam muito duro. Durante o dia, vocês oraram e meditaram. Agora eu tenho outros instrumentos que podem poderosamente auxiliá-los. Outras forças podem trabalhar por vocês.” Ele então pede ao eu superior ou aos seres superiores que ajam e auxiliem os buscadores que oraram e meditaram durante o dia. Mas se não oramos e meditamos durante o dia, Deus nunca pedirá às forças superiores que trabalhem por nós. Apenas quando o Piloto interior fica satisfeito com o buscador é que Ele irá pedir às forças superiores que ajudem a pessoa enquanto ela dorme.

 

Conhecer nossos sonhos nos ajuda a conhecer Deus?

Sim, se forem sonhos bons, sonhos inspiradores, certamente ajudarão. Mas se forem sonhos não divinos, eles não nos ajudarão. Se alguém estiver agredindo você, se estiver no campo de batalha ou se alguma catástrofe estiver acontecendo, saiba que esse tipo de sonho vem do mundo vital e não o ajudará. Mas, se você tem um sonho onde um anjo aparece diante de você, ou se o seu Mestre espiritual o abençoa durante um sonho, ou se enxergar um mar de paz diante de você, lembrar-se desse tipo de sonho naturalmente adiantará o seu progresso espiritual. Portanto, depende do tipo de sonho que você tem. Sonhos que vêm do mundo vital destrutivo não podem auxiliá-lo a fazer qualquer progresso. Mas você pode certamente fazer progresso quando ver coisas divinas ou sentir no próprio sonho paz, luz e deleite em medida infinita.