Meditação para iniciantes


Não estou pedindo

Que você corra.

Estou pedindo

Que você simplesmente ande,

Pois é um iniciante.

– Sri Chinmoy, Twenty-Seven Thousand Aspiration-Plants, Part 36, Agni Press, 1984

meditação para principiantes

Meditação para iniciantes

por Apara Monnerat

 

Nunca desista

Meditação é algo que leva tempo para acontecer. Assim, na prática de meditação para iniciantes, a principal coisa a se desenvolver é, em primeiro lugar, a paciência e depois a determinação. Nas palavras de Sri Chinmoy, uma criança não pode entrar no jardim de infância e achar que em pouco tempo será mestre em alguma coisa. Ela precisará cursar primeiro o ensino fundamental, depois o ensino médio, depois a graduação e aí sim ela poderá ingressar em um curso de Mestrado. Se a educação comum leva vinte anos ou mais para ser completada, como alguém pode querer aprender a meditar em poucos dias? É impossível. Leva-se tempo para aprender a meditar bem, então a paciência, a determinação e a perseverança são condições indispensáveis a um iniciante. “Nunca desista” – esse é o lema da meditação, não só para iniciantes, mas para todos aqueles que desejam praticar ou que já praticam algum tipo de meditação, pois na meditação cada meta alcançada é o início da jornada para a próxima meta. Por isso, nunca desista.

Como começar a meditar

Para ser bem franca, o iniciante apenas deve reservar algum tempo por dia, numa hora determinada, para sentar-se calmamente e apreciar esse pequeno encontro que o iniciante tem consigo mesmo. Nesse momento ele nem deve pensar em meditação. A meditação propriamente dita só vira com o tempo e a prática constante da concentração.

 

Dicas para quem quer iniciar a meditar

Gostaria de dizer para quem deseja aprender a meditar que essa pessoa deve procurar levar uma vida saudável. Ou seja, deve alimentar-se adequadamente, evitar o uso de drogas, incluindo as que não são ilegais (cigarro e álcool), e deve praticar algum tipo de exercício físico. Uma vida saudável é muito importante para a meditação, pois, se você estiver sentindo alguma dor ou desconforto qualquer, isso será mais forte que a sua capacidade de se concentrar e a meditação não vai acontecer. É preciso estar bem para meditar. Obviamente que se por alguma desventura a pessoa ficar doente, não deve desistir de tentar meditar, pois, nesse caso, mesmo que sua meditação não seja boa, ela estará desenvolvendo sua disciplina. A disciplina é a grande aliada da meditação. Não se consegue meditar sem desenvolver a disciplina para isso.

Meditar é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência, pois requer disciplina, paciência, perseverança e ao mesmo tempo requer espontaneidade. A meditação é algo que brota das profundezas do nosso coração, mas ela só vai surgir depois que sentir que o indivíduo se preparou para esse momento. No início ela é um breve e fugaz momento, que vai aumentando aos poucos com a prática constante e a confiança e fé que forem desenvolvidas pacientemente.

começar a meditar
começando a meditar iniciante

Técnicas de meditação para iniciantes

 

Concentração na respiração

Para quem está iniciando a prática de meditação a coisa mais importante a desenvolver é a concentração, pois é através da concentração que se chega a verdadeira meditação. Uma técnica muito simples e muito útil consiste em observar a própria respiração. Deve-se sentar adequadamente, isto é, de forma confortável e com a coluna ereta, porém relaxada, num local tranquilo. Feito isso, procure respirar o mais calma, lenta e profundamente possível. Concentre-se no ar que entra, observe a temperatura do ar, o caminho que ele faz, o ar que sai, agora morno, e concentre-se no caminho que ele faz. Faça isso por alguns minutos – mais ou menos por cinco minutos – e você se sentirá mais calmo e tranquilo.

Observar os pensamentos

Outra técnica também bastante simples consiste em observar os pensamentos. Tente não se envolver com seus pensamentos, apenas os observe. Você vai perceber que milhares de pensamentos surgem em sua mente. Eles estão lá o tempo todo, mas normalmente não se está consciente de todos os pensamentos. Assim, observe-os, não importando se sejam bons ou ruins. Apenas observe, como se eles não lhe pertencessem. Você vai ver que cerca de oitenta por cento dos pensamentos não servem para nada, são repetitivos, mas consomem suas energias e o deixam cansado e sem energia. Fazendo esse exercício regularmente, em pouco tempo você terá o controle dos seus pensamentos e não mais será controlado por eles. Isso fará grande diferença e sua vida.

Disciplina e regularidade na prática de meditação

Todas as técnicas de meditação para iniciantes só funcionam se forem postas em prática. Por esse motivo, a disciplina é a segunda coisa mais importante a desenvolver, sendo necessário praticar diariamente e regularmente, de preferência no mesmo horário. Praticar meditação é como desenvolver um músculo. Você não consegue desenvolver seus músculos passando um dia inteiro numa academia e o resto da semana sem fazer um único exercício físico. Assim também é com a meditação. Só se consegue meditar se praticar todos os dias. Haverá dias em que você terá uma meditação maravilhosa, e em outros ela será bem ruim, mas se você persistir verá que os dias ruins diminuirão cada vez mais. Faça todos os dias, seja dia de semana, fim de semana ou feriado, não importa, faça sempre e você será capaz de ter meditações maravilhosas.

meditacao flor
pensamentos na meditação

Controlando os pensamentos na meditação

Por que é tão importante ter controle dos pensamentos para meditar? É porque a meditação é o silêncio que ocorre no intervalo entre um pensamento e outro, e, quando somos bombardeados por incontáveis pensamentos, esse intervalo se torna tão pequeno que fica imperceptível. Mas com disciplina, determinação e perseverança podemos aquietar a mente e com isso aumentar o intervalo entre os pensamentos, consequentemente tendo meditações mais elevadas e mais profundas.

Dicas de meditação para iniciantes

 

Se você deseja meditar e meditar bem, aqui vão algumas dicas que irão facilitar a sua meditação:

  • Escolha um local em sua casa – pode ser no seu quarto, mas que não seja na sua cama – onde você possa ficar sem ser perturbado por alguns minutos;
  • Escolha uma hora do dia em que você sabe que nada nem ninguém irá perturbá-lo (o melhor horário é as 6h da manhã, mas se esse não for um bom horário para você escolha outro). Faça disso um encontro marcado diário de você com você mesmo;
  • Se possível, monte um altar nesse local, onde você pode colocar uma vela acesa (apenas enquanto estiver meditando), flores frescas, acender um incenso, etc. Essas coisas irão lhe inspirar.
  • Procure tomar um banho e colocar roupas limpas e de cores claras. As cores escuras pesam um pouco durante a meditação e você acaba tendo que fazer um esforço extra.
  • Sorria, sinta-se feliz. Isso ajuda a acalmar sua mente e a elevar seus pensamentos.

 

 

dicas para iniciantes
meditação profunda sri chinmoy

Meditação profunda

 

Na meditação profunda a consciência se torna tão vasta quanto a vastidão do céu. O infinito é o limite para a consciência. A meditação profunda que leva ao completo despertar da consciência é quando nos tornamos unos ao universo inteiro. É muito importante não confundir meditação profunda com viagens da imaginação. As viagens da imaginação nos dão uma sensação prazerosa, mas elas não duram. São diferentes da meditação profunda, cuja sensação de vastidão perdura e da qual não temos qualquer dúvida de sua realidade.

O que é meditação profunda?

É um estado em que nos sentimos totalmente unidos à humanidade e ao universo como um todo, tudo e todos nos pertencem e nós pertencemos a tudo e a todos. Nossa consciência se expande e se torna a própria vastidão. Nos tornamos parte e parcela de tudo e de todos, pois a consciência tudo permeia. Compreendemos as leis do universo, compreendemos os motivos divinos por traz de tudo, os mistérios são desvelados, a vida se torna imensamente simples e na simplicidade conhecemos tudo, sabemos tudo, nos tornamos tudo.

Como saber se tivemos uma meditação profunda?

Saberemos se nossa meditação foi verdadeira se tivermos uma sensação de leveza, de alegria duradoura, de completa satisfação e uma paz verdadeira, onde não importa o que façamos ou com que situação tenhamos que lidar, a paz estará lá. Não importa se os resultados de nossas ações serão de sucesso ou de fracasso, encararemos a ambos com a mesma tranquilidade e alegria. Nada importará de fato, pois sentiremos que estamos apenas vivenciando uma experiência e nada mais.

Meditação para principiantes

Se você é um iniciante e está procurando começar na meditação, não se preocupe por ainda ser um principiante. Apenas comece. Em breve, você não será mais um iniciante e poderá inspirar ainda os outros através da sua meditação.